segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Universidade: toda a felicidade do mundo está aqui

Meu texto é um Solilóquio
Olhando aquela imagem de uma pracinha em frente o mar, lembrei-me da minha infância, mergulhando no rio Salitre com minhas colegas.
Hoje a convivência com minhas companheiras e professoras, aqui na UNEB só causa lembranças das maravilhas vividas em minha infância. Atualmente estou vivendo toda felicidade do mundo, estudando em uma Universidade que não foi possível na minha juventude, somente agora esta oportunidade. Não posso deixar pra trás. Com toda dificuldade, mesmo assim não vou desistir. Meus pais me deram a maior força quando jovem, por falta de recurso não foi possível cursar uma faculdade, não desisti do meu sonho, recebi uma carta da Secretaria de Educação de Juazeiro convocando os docentes para realizar uma inscrição, fiz, participei do processo seletivo e fui selecionada. Apesar de muitas dificuldades, acontecimentos que passamos na estrada como: acidentes, mau cheiro do lixão, transporte...
Lendo o texto de Machado de Assis, A Cartomante, percebo que cada leitura pede o seu ritual próprio. Ler um romance não é o mesmo que ler um poema ou uma notícia de jornal. Eu me sinto entre este ritual, assistindo a TV, fico imaginando tanta violência no Brasil no mundo, tenho vontade de desligar a TV para não ver tanta tristeza e sofrimento nos rosto das pessoas. Se essas pessoas estivessem em uma Universidade estava acontecendo este tipo de violência?
Olhando tudo isso, permaneço refletindo na trajetória na qual eu e meus colegas fazemos 36 léguas para Universidade, do Salitre até minha residência caminho pelo mato. Confesso, fico com medo porque pelo caminho observo muitos acontecimentos.
Mas, estou superando todas as dificuldades em minha vida.

Plataforma Freire.
Maria José Clara de M. Bispo
Dia 6 de dezembro de 2010

4 comentários:

Unknown disse...

As dificuldades são muitas, mas ñ podemos desanimar. bola pra frente!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

vc é uma mulher guerreira,admiravel,e com muito gás.nâo existe tempo,nem idade para recuperar nossos estudos,pois temos sempre que buscar,inovar nossas práticas em sala de aula.Deus te deu essa oportunidade,aproveite.um abraço!!!!!!!!mary anne

goretti disse...

Goretti

Maria Clara, sonhar é muito bom
Buscar as realizações dos sonhos é ainda muito melhor.
Então sonhe sempre, mas nunca esqueça
Que com pequenas ações é que chegamos
As grandes realizações.

Miriã Lima disse...

O que seria do mundo se tudo fosse fácil?as dificuldades saboreiam as vitórias e nos tornam fortes e munidos contra as potestades.Olhar para tras somente nos momentos de reflexão ,pois as lições da vida é o mapa para o caminho das conquistas.