quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS: Os alunos estão desenvolvendo textos sobre Agroecologia para que eles conheçam as especificidades inerentes aos estudos a serem realizados. É uma experiência de escrita.

AGROECOLOGIA

Agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar, resgatando práticas que permitam ao agricultor produzir sem depender de insumos industriais com agrotóxicos.

O conceito de agroecologia quer sistematizar todos os esforços em produzir uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, econômica viável e ecologicamente sustentável; um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, e que  proteja a vida toda e toda a vida. Nesta visão se estabelece uma ética ecológica que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista e que postula a aceitação do princípio do destino universal dos bens da criação e a promoção da justiça e da solidariedade como valores indispensáveis.

Na agroecologia,  a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. Não podemos esquecer que a agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.

Mas apenas saber os vários conceitos do termo agroecologia, a partir de vários estudiosos, não significa que estejamos pronto para adotar as práticas agroecológicas. Fazer agroecologia é apenas uma fase posterior ao processo.

Sentir Agroecologia e Viver Agroecologia no coração, compreender a vida a partir de um organismo vivo, seja ele planta, animal ou próprio ser humano. Apreender as relações conjuntas e apreender que o planeta terra não é o lugar do qual vivemos, e sim, no qual vivemos.

Ciclo Construtivo da Agroecologia.

Participação da mulher na produção;
Aumento da fertilidade;
Produção de alimentos saudáveis;
Igualdade de gênero;
Fortalecimento da juventude rural;
Aumento da biodiversidade;
Renovação natural do solo;
Valorização da cultura local;
Equilibrio ecológico;
Geração de renda.


Mizai W.

Produção Textual de Adriana Viana - AGROECOLOGIA - Turma TA 01:

O desafio da Agroecologia



Nunca se falou tanto em planeta sustentável como nos últimos dias. A importância de atenuar as mudanças climáticas, preservar a diversidade biológica, combater a poluição das águas e promover o desenvolvimento sustentável. Para isso, surgiu a agroecologia que visa uma nova proposta diferente da agricultura convencional trazendo consigo ofertas viáveis e ecologicamente sustentáveis.

A agroecologia é vista como um sistema vivo e complexo. Uma ciência que estuda os agroecossistemas sobre o enfoque da ecologia capaz assim de suprir as necessidades das futuras gerações sem esgotar os recursos futuros.

Quando se faz a opção por viver ecologicamente correto, socialmente justo, as transformações não são instantâneas e muito menos facilmente aceitadas. É todo um processo, um estudo que tem como objetivo principal produzir alimentos saudáveis, gerando pessoas nutridas e acima de tudo conscientes com o planeta.

É necessário senso de responsabilidade e ver que o planeta Terra não é um lugar o qual vivemos, mas, no qual vivemos. Que existe um elo, uma ligação em que tudo é vinculado existindo infinitas formas de relação entre os habitantes do planeta, cada um com sua fundamental importância.

Existe um grande desafio pela frente que é mudar a agricultura convencional. Esse sistema produtivo altamente dependente de insumos industrializados que visam somente o lucro. São processos que envolvem  a todos e requer uma participação mutua para um objetivo em comum, a sobrevivência do planeta Terra.

Assim faz-se necessário um comprometimento de todos para um bem maior.

Enfim, agora é o momento de se unir, e juntos possamos alcançar um planeta mais sustentável, culturalmente diverso, economicamente justo e viável. Mas acima de tudo ecologicamente correto para suprir as necessidades da geração presente sem afetar as possibilidades das gerações futuras de suprir as suas.



Adriana Viana- 1º período do Curso Superior em Agroecologia do Instituto Federal Sertão Pernambucano- Zona Rural

.



 

9 comentários:

Marinaldo9 disse...

Muito bom este texto.

Marinaldo TA01

Profª. Antonise Coelho disse...

Os alunos e alunas devem aproveitar este espaço para inserir ideias sobre os textos lidos. Caso, discordem de algum aspecto, escreva. Suas palavras serão uma complementação, exercício de escrita e contribuição sobre o próprio curso de Agroecologia. Outros leitores poderão participar deste diálogo e trazer novas informações. Acho fundamental que esses momentos de participação sejam estimulados pelos demais professores do Instituto Federal Sertão PE- Zona Rural. Afinal, aqui o espaço é de discernimento, conhecimento. Um grande abraço. Profª. Antonise

Adriana Viana disse...

Tentei definir ao máximo o conceito de Agroecologia,mas tudo ainda muito novo.
É necessário um conhecimento mais aprofundado
do assunto,que espero alcançar no decorrer do curso.Mas pelo pouco que pesquisei e entendi espero que todos gostem.

Camilla disse...

É muito interessante formar profissionais com essa conscientização, fico muito feliz em saber que tem gente que realmente se importa com o meio ambiente, pois para mim parece tão sem lógica o fato da maioria das pessoas não interligarem natureza e vida,fico triste quando conheço pessoas que simplesmente não se importam.
Adorei o seu texto.
Camilla TH11

Jussimara Cordeiro disse...

Sempre mostrando nossas dificuldades em conscientizar as pessoas que precisamos cuidar do bem mais valioso de onde obtemos todas as nossas necessidades.
Fico lisonjeada em saber que faço parte desse meio.
Jussimara TA-01

Profª. Antonise Coelho disse...

Parabéns aos alunos e alunas que realizaram os comentários dos textos postados. Espero que os demais se estimulem em participar desta atividade de escrita e reflexão. Um abraço carinhoso.

Aline Duarte disse...

Drica, valeu pelo seu texto! É muito importante conhecer e preservar o meio em que vivemos! =)

italo ramon disse...

Verdade. Um pouco da agroecologia e do que vamos enfrentar para alcançar esse mundo sustentável e para isto estamos aqui nos aprofundando na área e difundindo ideias e tecnologias para que através da Extensão Rural podermos alcançar no minimo os pequenos produtores onde a não utilização ecológica da produção se da pela 'crença" existente e já nos grandes produtores através das pesquisados a serem desenvolvidas visando levar a produção ser ecológica por seus agrados com o meio ambiente, a nois consumidores e diminuição de custos.

Paula Dourado disse...

Agroecologia = Mente aberta