domingo, 23 de outubro de 2011

Atividade:




Atividade:

1. Observe com atenção as imagens acima. Em seguida, identifique os signos presentes. Enumere cada quadro para realizar a sua análise. Quais os ícones, índices e símbolos os quais podem ser constatados?

2. Responda aos questionamentos a seguir, tomando como relação os quadros de Jason Ribeiro. 
- Será que as imagem podem expressar ideias que correspondam  às mensagens verbais em seu todo? Há um provérbio que diz “ Uma imagem vale mais do que mil palavras” ou será que o potencial semiótico de uma imagem é inferior ao da língua, em certa medida, visto que uma imagem é necessariamente vaga e em princípio incapaz de representar qualquer verdade sobre o mundo? ( Retirado do texto: As imagens podem mentir. Santaella, Lúcia.São Paulo, Iluminaras, 1997)


 As respostas das questões propostas devem ser postadas aqui no blog para que possamos comentá-las e discutir em seguida em sala de aula.






5 comentários:

Jussimara Cordeiro disse...

Na minha opinião os quatro quadros representam a vida de pessoas que vivem no sertão nordestino, onde são mostrada claramente suas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, tendo que carregar lenha, saltar cerca para ir a escola, carregar água na cabeça.
Parabéns Jason você pinta muito bem.

tepo da palavra disse...

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

1ª- QUESTÃO

1ª- FOTO
ÌCONE - Representa a casa de taipa no sertão.
ÍNDICE - Solidão do sertão.
SÍMBOLO - Mandacarú

2ª - FOTO
ÍCONE - Vida no sertão.
ÍNDICE - Simplicidade do trabalho do homem do campo.
SÌMBOLO - Jumento.

3ª - FOTO
ÍCONE - Espaço aberto para a liberdade e diversão das crianças.
ÍNDICE - Dia a dia com liberdade, das crianças na zona rural.
SÍMBOLO - Cerca.

4ª - FOTO
ÌCONE - Mulher sofrida com balde de água na cabeça.
ÍNDICE - problema da seca no sertão.
SÍMBOLO - Balde de água.


2ª QUESTÃO

Uma imagem verdadeira deve ser aquela que corresponda aos fatos que representa. De acordo com ponto de vista de cada um.

As imagens sozinhas nunca podem funcionar como afirmação verdadeira ou falsa.Somente quando a imagem vem acompanhada com titulos ou rotulos.

Ivete Braga Ferreira
Curso Letra PAFOR
CASA NOVA - BA

Unknown disse...

Simplismente os quadros do Jason Ribeiro sao perfeitos...cada traços que marcam verdadeiramente a realidade triste mais ao mesmo tempo belissima.

Unknown disse...

A arte não se aprende, ela nasce dentro da gente, um dom dado por Deus e atraves dela pode-se expressar vários sentimentos.

Charlene Amorim-TH12 disse...

Lindos todos os quadros, é simplesmente sublime a forma que Jason representa nas suas obras o sofrimento do sertanejo, que mesmo com todas as dificuldades tem suas belezas... Parabéns..