domingo, 6 de novembro de 2011

Agroecologia: Uma nova tecnologia

A agroecologia aos poucos está ganhando destaque no Brasil e no mundo, pois cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância de produzir alimentos saudáveis, de uma forma que o meio ambiente não venha sofrer alterações. Baseado nessas informações é que os grandes agroecólogos estão trabalhando para resgatar processos ecológicos e integrá-los com o manejo de agroecossistemas sustentáveis.

Por outro lado, a Agronomia precisa ser cada vez mais unida aos princípios agroecológicos básicos na prática da agricultura orgânica, ou seja, a constante busca por um reequilíbrio ecológico nos sistemas produtivos agrícolas para que se tenha resultado positivo neste método de produção. É necessária uma condição bem favorável ao meio ambiente, visto que, recursos naturais venham ser recuperados das alterações sofridas ao longo do tempo.

O sistema agroecológico de produção é bem diferente do sistema convencional, pois a agroecologia ao contrário da agronomia, visa um manejo mais adequado, ecológicamente falando, pois uma grande preocupação dos agroecólogos é a preservação dos recursos naturais do ambiente de produção. Além de se preocupar com a natureza, esse meio visa uma produção de forma sustentável, saudável e em larga escala, o que seria possível com um alto nível de tecnologia.

Ao visar o futuro, o mercado agroecológico precisará de profissionais qualificados para atuar na área, pois este método necessita de idéias inovadoras, para que o manejo do sistema seja o mais eficiente possível. Pensando nisso é que as pessoas  buscam na agroecologia alternativas para tornar os agroecossistemas mais explorados.

Existem grandes possibilidades de essa nova tecnologia obter resultados positivos, mas para que isso aconteça tem que existir um maior empenho da humanidade para que a agroecologia possa se tornar algo real, e bem próximo de todos e não mais um assunto debatido, aceito e esquecido pela sociedade. É necessário que os seres humanos se conscientizem da necessidade de manter a integridade do meio ambiente e uma das principais formas de alcançar esse objetivo é concretizar o que para muitos ainda parece abstrato, pois talvez assim o homem entenda que ele depende  da natureza para sobreviver.
 Ianderson - Agroecologia - TA 01



Agroecologia

A agroecologia é uma ciência que busca conhecimento teórico e prático para que possa suprir a necessidade alimentar de milhões de pessoas, e com isso trazer o beneficio de uma vida mais saudável a toda população.
Agroecologia é a ciência para o futuro sustentável, Isto porque ao contrário da forma convencional ela estuda a realidade com intuito de preservar o meio ambiente e também trazer melhor qualidade de vida.
            Já os modos convencionais visam acima de tudo o lucro, sem ter a mínima preocupação com meio ambiente e com as pessoas que tem baixas condições financeiras, que acabam sofrendo com o uso irregular de agrotóxicos e isso acaba gerando varias doenças e  trazendo danos muitas vezes irreversíveis para a natureza.
A agroecologia contem conhecimentos diferentes, ela se baseia na ciência moderna, mas principalmente nos conhecimentos e experiências dos próprios agricultores que cultivava plantas sem qualquer uso de agrotóxicos, ela também estuda o conhecimento social, que permite tanto a compreensão e análise do modelo do desenvolvimento e de agricultura convencional, como ajuda a desenhar novas estratégias para o desenvolvimento rural sustentável.
Ela esta sendo um poderoso instrumento de quebra contra a agricultura convencional, porém ainda há um longo caminho para ser percorrido, Mas enfim é preciso mostrar que o processo de transição da agroecológica é de uma enorme complexidade porque exigem uma grande tecnologia, investimento, e colaboração de todos,Pois engloba uma enorme agroindústria,no qual visam acima de tudo o lucro,e que ainda não aceitam a idéia de uma agricultura que pense primeiramente no meio ambiente e em toda população,pois para haver um novo mundo, temos que transformar antigas cabeças.


Pablo Henrique M. Costa
Turma: TA 01
IF-SERTÃO

9 comentários:

Jussimara Cordeiro disse...

Hô Ianderson como você foi criativo, fazendo tantas reverencias.
Muito bom...

Aline Duarte disse...

Ianderson, parabéns pelo seu texto! =)

Aline Duarte disse...

Oiii, Muito bom o seu texto!!! é bem verdade que a agroecologia tem todos esses ideais que vc os cita. E que em um futuro nao muito longe seremos os futuros agroecologicos...rs =) Vc ta de parabéns!

Anônimo disse...

Vlw,Ianderson!
Representando a nossa turma muito bem!
Esclareceu tudo sobre o curso de maneira sábia e breve.
muito bom.

italo ramon disse...

Muito bom Ianderson, expondo muito bem o nosso curso e a importância dele, e assim a nossa escolha para com a profissão de desenvolver alimentos...Alimentos saudáveis. Abração.

Marcinho disse...

È isso ai mesmo , muito bom seu texto , concordo quando vc diz q a agroecologia esta ganhando força no brasil e num mundo , isso é verdade sim , a tendencia é que tudo seja de forma ecologicamente correta , e como vc disse para q isso aconteça sera preciso que agronomia em sim concorde com os ideiais propostos pela agroecologia

filipe eugenio disse...

ISSO AI YANDERSON , PARA QUE OCORRA ESSA TRANSIÇÃO DA AGRICULTURA CONVENCIONAL PRA FAMILIAR , É PRECISO QUE A AGRONOMIA EM GERAL ACEITE A PROPOSTA DA AGROECOLOGIA

Pedro disse...

Texto bastante criativo iandersson, retrata bem a importância da agroecologia. Muito bom.

Pablo disse...

Parabéns Ianderson, bestante enriquecedor seu texto,mostrou o quanto nossa érea é importante,e que se lutarmos vamos conseguir em futuro não muito distante uma melhor qualidade de vida. :D