segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Curso Superior de Horticultura no Instituto Federal Sertão PE - Zona Rural na perspectiva dos alunos

Horticultura

Horticultura é um dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal Sertão PE o qual estuda as técnicas de produção econômica de plantas. Visa sempre a formação de grandes profissionais, para que num futuro próximo cada um deles venha a contribuir com a melhoria na qualidade de produção, e também no sentido de melhor preservar a natureza. Sendo que tanto na questão da qualidade, quanto na preservação da natureza, o graduando será um intermediador, pois ensinará ao produtor e este fará acontecer, mas com uma boa orientação deste. (Descrição de detalhes)

O curso está melhorando a cada ano, por mais que seja novo, pois substituiu o curso de fruticultura irrigada,  e mostra vantagens em relação não só a fruticultura, mas também em relação aos cursos como agronomia. Em relação à agronomia, os alunos saem com o mesmo potencial dos agrônomos formados, isso com menos tempo na formação. Os profissionais formados em horticultura podem assinar Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), o que é um grande benefício do curso. Além disso, é feito em um menor período de estudo se comparado com outros da mesma área, buscando, acima de tudo, qualidade profissional.  (Confronto)

O curso de horticultura da Instituição Federal realiza parcerias com empresas e providencia vários estágios para melhor preparar os profissionais. Além desses estágios, surgem muitos cursos de aperfeiçomento, tais como inglês, espanhol, informática, entre outros. Além do apoio que o aluno tem, pois se o aluno mora longe, ou tem qualquer outro problema com locomoção, ele terá todo apoio para continuar cursando não só horticultura, mas qualquer outro curso. Esta região é bastante promissora nesta área, tendo em vista o desenvolvimento e a modernização da agricultura por todo o vale.  (Enumeração)

A graduação está cada vez mais concorrida, não só por pessoas que já vivem na área da agricultura, mas também por pessoas que querem aprender sobre a mesma. Outro fator da procura é a intenção de se obter uma profissão que traga uma rentabilidade elevada. (Razões)

-  Gleuber Gonçalves
Horticultura TH11

14 comentários:

Camilla disse...

Parabéns Gleuber,
Esse texto retrata bem a visão que temos assim que entramos no curso, e espero que a cada dia nos aperfeiçoemos cada vez mais.
Camilla TH11

Camilla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariane Costa disse...

Realmente Camilla concordo com você o texto esta muito bom e retrata um pouco como é o curso superior de horticultura espero que que tiver o privilegio de ler possa se interessar na área e ingresse no curso

E não esquecendo de parabenizar a Gleuber.

Jussimara Cordeiro disse...

Realmente tenho que concordar com as meninas, seu texto estar perfeito.
Mas alguém pode me esclarecer melhor o que é CFO?

Nonato do Vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nonato do Vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nonato do Vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nonato do Vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nonato do Vale disse...

Gleuber, seu texto esta muito bem elaborado, detalhando todos os pontos positivos do curso,coisas que eu mesmo não tinha informação. Parabéns você é o cara, e bola pra frente.

15 de novembro de 2011 00:24

marcia disse...

Esse curso é realmente fascinante, para quem quer um curso rápido e de qualidade é uma ótima escoha.

Paula Dourado disse...

Mudou completamente a versão q eu tinha do curso...
Parabéns!!!

marcia disse...

parabéns vc narrou com clareza o que o curso representa.

Paloma disse...

Este texto mostra bem o curso e o quanto ele pode ser apaixonante,fala também das possibilidades de desenvolvimento profissional para essa graduação.

PALOMA TAYRES
HORTICULTURA
TH11

Aline Duarte disse...

Gostei Glauber do seu texto! E como é bom vermos qual é a perspectiva do aluno ao curso do qual esta sendo realizado. ESta de parabens!!! Beijos =)