terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pessoal, que maravilha. Hoje, recebi de Ítalo Ramon um texto bem interessante sobre Caprinocultura Orgânica – Carne Orgânica. Vejam como o nosso blog amplia seus objetivos e anima a todos para que participem com suas produções textuais em prosa e/ou versos.

Caprinocultura Orgânica – Carne Orgânica
O sistema orgânico de produção de carne certificada (orgânica) é aquele em que são adotadas tecnologias que façam uso sustentável dos recursos produtivos, com preservação e ampliação da biodiversidade do ecossistema local, conservação do solo, água e ar. Além disso, deve ser independente em relação a fontes energéticas não-renováveis e eliminar os insumos artificiais tóxicos, como os agrotóxicos, organismos geneticamente modificados e outras substâncias contaminantes que possam prejudicar a saúde da população e o meio ambiente.
Na aparência, a carne orgânica assemelha-se às carnes bovinas convencionais encontradas facilmente nas casas de comercialização. A diferença está no modo de produção, que garante um produto de qualidade biológica muito superior.
Ao adquirir carne orgânica certificada, o consumidor tem a garantia de que está levando para casa um alimento completamente isento de resíduos químicos, pois a carne é produzida da maneira mais natural possível, com os animais sendo tratados principalmente com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, vacinados e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos. O processo de produção desta carne diferenciada garante o consumo de um alimento com segurança biológica e saudável.
Além do cumprimento da legislação ambiental, a certificação exige a proteção de nascentes e de corpos d`água, proíbe a utilização de fogo no manejo das pastagens, e por ser um sistema que proíbe o uso de agrotóxicos e químicos, evita a contaminação do solo e dos recursos hídricos localizados dentro da unidade produtiva.
O Brasil tem um histórico de aproximadamente 10 anos na produção de carne orgânica, mas só nestes últimos três anos a cadeia produtiva vem se estruturando comercialmente. O objetivo é atender à demanda cada vez maior por alimentos que garantam a segurança alimentar, a proteção ao meio ambiente e a dignidade social.
Bom pessoal, isso é para nos ligarmos um pouco a produção de Alimentos Orgânicos de Origem Animal como no caso a carne, mas também poderia ser o leite, ovos e etc., pois na maioria das vezes ligamos a produção orgânica apenas para a agricultura sendo que na pecuária também temos essa linha de produtos

Italo Ramon Cavalcantes de Carvalho
Tecnólogo em Agroecologia – TA01

10 comentários:

Matheus Alencar disse...

muito interessante o texto, variando para outros temas onde nos mostra tamanha área de atuação dos nossos companheiros, cada dia que passa vai afunilando e vamos percebendo qual área queremos atuar futuramente.

Aline Duarte disse...

Ítalo, que interessante esse seu texto!!! Como é importante conhecermos um pouco de cada coisa, pois amplia cada vez mais o nosso conhecimento... Beijo =) e parabéns!!!

Paula Dourado disse...

Realmente a nossa área é muito vasta.

Bruno Henrique disse...

Italo, seu texto é muito proveitoso.
O legal, é que você mostra as diversas formas de produção e comercialização, certificando-se assim as pessoas.
Mostra também a ampliação no mercado e as deficiências de produção de carne, no qual o Brasil ainda está se reestruturando. Vale lembrar que a demanda por produtos orgânicos só tendem a aumentar.
Abraço..

Bruno Henrique, Horticultura,
TH 11.

Adriana disse...

Nossa Italo adorei o texto,é sempre bom que essas informações sejam publicadas.Parabéns!!

melida disse...

Muito interessante o texto de Italo, porque ele nos leva para outras áreas além da Horticultura, e nos mostra a importância do consumo da carne orgânica não só para a saúde humana como também para uma melhor conservação ambiental.

Anônimo disse...

Eu e Italo fizemos um seminario sobre a produção de carne organica, eu adorei, gosto muito dessa area e fiquei feliz em saber que agrocologos tabém atuam na pecuaria...
Este texto esclarece bastante a importancia deste tipo de produção e aumenta o conhecimento de todos a respeito desse assunto.
Espero que todos, assim como eu, gostem e façam bom proveito do texto.

Janete TH-11 disse...

Tudo isso é muito fascinante e promissor, visto que é sustentável e contribui para uma melhor qualidade de vida.

Pablo disse...

Muito bom mesmo, esse texto mostra como é grande as possibilidades de crescimento pois abrange varias áreas.
Parabéns *-*

Marcinho disse...

Legal o post , sempre bom da uma variadas nos temas né , informação é sempre bem vinda