domingo, 6 de novembro de 2011

Reflexões dos alunos sobre a temática da carta de Zygmunt Bauman: " Sozinhos no meio da Multidão"

Sozinhos no meio da multidão

Parece ser impossível que alguém se sinta só, nos dias de hoje, mas acontece, pois a interação social existe, mas é exclusiva àqueles que querem se comunicar. O relacionamento pessoal algumas vezes não é predominante, principalmente na classe jovem.
O mundo evolui de forma impressionante e junto a essa evolução vem a pressão interior do jovem sobre sí mesmo. Surgem difíceis questões sociais como, por exemplo, a profissão que deve seguir, se a sua personalidade lhe trará boa convivência etc.
O tempo vai passando, a preocupação aumenta e somente aquele que consegue decidir o que realmente quer, se torna pessoalmente realizado, caso contrário, estará sempre “off-line” na sociedade moderna.É uma questão de ser ou não ser.
Claro que existem influentes motivos para que alguém se ache só; como relações familiares, escolares, profissionais entre outras. Em sua própria casa por exemplo, encontra conflito entre os pais e a falta de dialogo familiar. A situação acadêmica também pode representar problemas para alguém. Ou até mesmo no trabalho, que além de exigir bom desempenho e uma grande responsabilidade é mais um local onde o  indivíduo pode encontrar situações adversas em seu relacionamento.
Na atualidade, as redes sociais são fator de grande influência na realização pessoal e bem estar de muitos adolescentes, pois elas conseguem fazer de pessoas virtuais presentes, mesmo quando estão ausentes, alguns usam isso como estímulo de vida, um ponto positivo, uma vez que, “somente aqueles que falam serão notados e ouvidos perante o novo mundo”.
O mundo moderno tem característica persuasiva, pois às vezes induz a muitos fazerem algo por pura pressão; é também polifônico, devido ao fato de possuir muitas vozes positivas e negativas rodeando o ser. Deve-se ter força de vontade, capacidade de interação e mente bem aberta para todos os fatos sociais, caso contrário, será sempre um “sozinho no meio da multidão”.

JOSÉ PEDRO DIAS (TA 01)

10 comentários:

Jussimara Cordeiro disse...

Nossa José Pedro você me surpeendeu.
Parabéns adorei se texto!!!

Camilla disse...

Bem legal esse texto, pois nota-se como hoje em dia as relações humanas se tornaram tão dependentes da tecnologia,tudo tem seu lado bom e ruim, é inevitável, mas existe coisas tão boas que podemos compartilhar com o outro, que através de um aparelho não podem ser sentidos.
Camilla TH 11

Aline Duarte disse...

Parabéns pelo seu texto! =)

ianderson disse...

O dialogo direto entre pessoas está se tornando algo cada vez mais escasso. principalmente quando alguns não procuram a comunicação pessoal. o texto retrata bem este fato, foi bem descritivo.

ianderson disse...

hoje em dia é tão difícil manter uma comunicação face a face, as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras.

juliana feitosa disse...

Parabens, é vc nao mi surpreendeu nao, porque todos sao capazes de da tudo de si e mais vc é capaz, bjao

analuciaTa01 disse...

JOSÉ FOI MUITO FELIZ COM SEU TEXTO E MAIS AINDA EM EXPRESSA-LO COM REFERÊNCIA A NÓS MESMOS QUE ESTAMOS CADA VEZ MAIS NOS DEIXANDO LEVAR POR TAIS ATRATIVOS VIRTUAIS.

Matheus Alencar disse...

infelizmente esse é o nosso tempo atual, e a tendência é piorar a cada dia mais, o contato humano ta cada dia menor, destruindo grandes elos de amizades, família e destruindo o contato físico, o carinho.
Saudades do tempo que brincava todas as crianças da rua de esconde-esconde, pega-pega, só ia pra casa quando escurecia. Minha mãe não ligava no celular, só gritava: Prá dentro, só vivia ralado, brincava descalço na areia, no barro e não usava sabonete antibacteriano, na escola me apelidavam de tudo e eu apelidavam também e niguem sofria de BULLYING,tomava banho de mangueira, caia de bicicleta e sobrevivi. SAUDADES DAS BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE, GLOBALIZAÇÃO.. FAZ COMO A MODA, TRAZ O PASSADO DE VOLTA, JURO QUE A GENTE ERA MUITO MAIS FELIZ !!

Matheus Alencar disse...

curti muito.

Marcinho disse...

Perfeito pedro , é isso ai mesmo , com os avanços da tecnologia o dialogo entre as pessoas esta diminuindo muito , amizade agora só virtual kkkkkk