terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Revolução da Agricultura - Aline Duarte - Agroecologia TA01

 A revolução da agricultura
  A agroecologia vem propor uma agricultura ecologicamente correta, socialmente justa, e altamente sustentável. Em contrapartida com a agricultura convencional, que se iniciou após a segunda guerra mundial, Revolução Verde, que através de métodos, aderidos a essa agricultura, fazem com que muitos morram, ou se contaminem com o veneno.
No início de tudo não havia tantos modos de como se plantar uma cultura. Não sabiam do quanto o Brasil é extenso e diversificado na sua flora, fauna e etc. Antes, as práticas da agricultura eram mais simples e saudáveis. Sentia o cheiro da terrinha molhada, o cheiro do feijão cozinhando, do cafezinho à tarde entre outras coisas. O único segredo era conhecer a terra, e o que se estava plantando. E hoje, a agronomia, por um modelo convencional, vem destruindo tudo aquilo que era tradicional, essencial no meio urbano em uma agricultura.

Veio a Revolução Verde depois da Segunda Guerra Mundial, que utilizava os agrotóxicos, venenos, para matar as plantas, podendo observar os soldados escondidos nas árvores. E para não jogar todos esses produtos no “lixo”, colocaram no mercado como fonte de nutrientes para as culturas. Muito do que se come hoje tem no mínimo uma porcentagem desse “nutriente”, que leva a muitos um câncer entre outras doenças, levando a morte.

Apesar de todo esse histórico, a agroecologia vem propor a mudança, no modo de observar a natureza, a não usar venenos, retomando o quanto a agricultura tradicional é saudável e importante para a vida. Muitos pensam que é uma filosofia, mas ter saúde, se sustentar com aquilo que se planta e vende, e não destruir a natureza, não é uma ideologia, mas um comportamento de alguém que se importa com a sua geração, com as futuras e com o planeta.

Aluna: Aline Duarte de Miranda  - TA 01

TEXTO 2

Por que o mundo está do jeito que está?

A vida corriqueira; a falta de atenção, de perdão, de compreensão, leva pessoas a terem atitudes não agradáveis. Famílias desestruturadas, filhos violentos, maus tratos em todo lugar! E as pessoas cada vez mais se tornam egoístas, só pensam em si próprias.

Em um vídeo no youtube, mostra uma criança de apenas 03 anos, sendo atropelada por uma van, muitas motos etc. Mas o interessante, é que ninguém o socorre, só depois de muito tempo, uma mulher vem, e o percebe, levando-o com emergência ao hospital. Isso mostra o quanto vivemos inseridos em um mundo descartável, ninguém liga para ninguém.

Os pais trabalham muito para dar sempre o melhor a seus filhos, e isso não é errado. Mas o carinho, a atenção, o amor, é o mais importante em uma família. Já prestou atenção como os animais irracionais cuidam dos seus filhotes? E nós, seres racionais, temos zelado pelos nossos filhos, amigos, familiares?

Estamos inseridos em mundo, onde as pessoas são como coisas, e são descartáveis. Portanto, é necessária uma avaliação de como vivemos, lidamos com a vida, o que estamos fazendo dela, pois a vida é como uma chama, que a qualquer momento pode se apagar. E o que deixamos como marca da nossa geração?
Aline Duarte - TA 01

9 comentários:

Marcinho disse...

Vlw aline , é isso ai mesmo , a agroecologia vem com o propósito de resgatar a agricultura de antigamente , e provar que da pra produzir com qualidade mais sem o uso de agrotoxicos ,

analuciaTa01 disse...

SÓ AGORA QUE ESTAMOS TENDO A OPORTUNIDADE DE ESTUDARMOS É QUE ESTAMOS VENDO REALMENTE COMO ENCONTRA-SE O PLANTA EM QUE VIVEMOS,COM TANTAS INDIFERENÇAS E PERCAS.
NOSSA PRINCIPAL TAREFA É COM CERTEZA BUSCAR O ENTENDIMENTO DE TUDO QUE ESTÁ OCORRENDO AO NOSSO REDOR E JUNTOS EXECUTARMOS AÇÕES REPARADORAS DE TODOS OS MALES QUE VEM E ESTÃO POR VIR!

Matheus Alencar disse...

Agroecologia é de extrema importância, apesar de minha opinião ser o uso correto de quimicos, pois muitos produtores extrapolam na quantidade, mais tambem acho muito interessante o cultivo de orgânicos e sou impressionado com a capacidade desses cultivo.

Matheus Alencar disse...

Agroecologia é de extrema importância, apesar de minha opinião ser o uso correto de quimicos, pois muitos produtores extrapolam na quantidade, mais tambem acho muito interessante o cultivo de orgânicos e sou impressionado com a capacidade desses cultivo.

filipe eugenio disse...

É ISSO AI ANA LUCIA E ALINE , TEMOS UMA LONGA ESTRADA A PERCORRER , E UM GRANDE CONFLITO DE INTERESSES , MAIS VAMOS CONSEGUIR LEVAR ESSA IDEIA ADIANTE

filipe eugenio disse...

AGROTOXICO NÃO É LEGAL THEU , ESTA EM EVIDENCIA OS MALS QUE PODEM CAUSAR

marcia disse...

MUITO LEGAL, AS PESSOAS HOJE JÁ NÃO TEM RESPEITO UMAS COM AS OUTRAS.UM BOM TEMA ESSE SEU

Pedro disse...

Não há tesouro no mundo que traga felicidade a uma pessoa. A felicidade está nos gestos mais simples de afeto, carinho, diálogo. Muitas pessoas têm dificuldade para entender isso e acabam se tornando parceiras da infelicidade...

Jussimara Cordeiro disse...

Você está com toda razão!
Não adianta correr atrás de tantas coisas supérfulas, seo mais importante agente esqueci de cuidar, que são nossos amigos, familiares.
Não se pode ter felicidade, se não se tem com quem compartilhar!!!