quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O TECNÓLOGO EM HORTICULTURA

TEXTO 02 - Inserido no dia 3O DE NOVEMBRO DE 2011

TECNÓLOGO EM HORTICULTURA


                                                                                                     Produção de Goiabas na ilha do Massangano do Sr. Pedro.

O Curso de Tecnologia em Horticultura do IF- SERTÃO CAMPUS ZONA RURAL tem se destacado devido seu alto padrão de qualidade na formação dos seus graduandos.
Apesar de ser um curso novo, tem em suas atribuições, vantagens em relação a outros cursos da área agrícola.
Dentre essas vantagens pode-se citar o CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), além do curto período para o término do curso.
Com certeza a formação de profissionais capacitados é de grande valia para a região do Vale do São Francisco como um todo.Pois, podemos afirmar que a agricultura é o que move toda nossa região.
Mackson Xavier – TH 11



Tecnólogo em Horticultura


            O curso superior em horticultura tem como objetivo formar tecnólogos aptos a trabalhar em várias atividades relacionados ao cultivo de flores, frutas e hortaliças podendo gerenciar e coordenar a produção desde seu plantio até a comercialização dos seus produtos.
O profissional em horticultura tem o papel também de supervisionar o preparo do solo, a montagem de sistemas de irrigação e drenagem, acompanha o cultivo buscando o aumento da produtividade (como seleção de sementes, qual o melhor solo a ser usado para a cultura implantada, quais o equipamentos que deverão ser usados para melhor aproveitamento tanto do solo quanto da cultivar) e participar de pesquisas.
O curso visa forma profissionais especializados em campos específicos do mercado de trabalho, por esse motivo os profissionais que ingressam no curso saem mais cedo que os demais cursos de graduação regulares.
Tecnólogo em horticultura é um curso novo que vem se difundindo por todo o Brasil devido a grande preocupação da população com a qualidade de vida e com a saúde, bem como a busca pelo desenvolvimento de tecnologias de produção mais sustentáveis.

Ariane Cardoso Costa
TH11


Tecnólogo em horticultura

         Tecnólogo em horticultura é o profissional formado em curso superior de tecnologia de horticultura, e que atua em atividades relacionadas ao cultivo de flores, frutas e hortaliças. Esse profissional é quem gerência e coordena a produção, desde o plantío até a comercialização dos produtos. Ele também supervisiona o preparo do solo, a montagem de sistemas de irrigação e drenagem, acompanha o cultivo e busca o aumento de produtividade pro meio da seleção de sementes. Da emprego de fertilizantes, adubos e do combate de doenças e pragas, participa, ainda, de pesquisa para o incremento da produtividade e qualidade. A elaboração de relatório de controle de qualidade e de projetos de otimização dos processos e de desenvolvimento sustentável da horticultura também são de responsabilidade desse profissional. O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, visto que , o Brasil é um pais de economia muito baseada, ainda, nos produtos primários e na produção de alimentos. A crescente preocupação com a qualidade de vida e com a saúde também impulsionam essa área, bem como a busca pela desenvolvimento de tecnlogias de produção mais sustentável.


Aluno:Fabricio Bonfim de Carvalho
Curso: Tecnologia  em horticultura
Turma: TH 11

Um comentário:

Anônimo disse...

O curso Tecnologia em Horticultura ainda é pouco conhecido.Eu achei essa postagem interessante porque eles definem o que é um Tecnólogo em Horticultura, o que ele faz, em que área ele atua e muitas outras informações sobre o curso.Isso é importante porque ajuda na divulgação dessa área pouco conhecida..