quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Relatório sobre o Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem


Aluno: Fabrício Bonfim de Carvalho/ Turma: TH 11

XXI Conird- Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem.
Oficina 11: importância e estratégias na capacitação dos recursos humanos para a agricultura irrigada.
21/11/2011
 Dr. Osvaldo Coelho.
Fala da história e da importância dos projetos de irrigação na região tanto economicamente como também em geração de empregos.
Newton Matsumoto
Faz uma analogia da fome no Brasil, e aponta dezesseis milhões de miseráveis, nove milhões na região nordeste, cinco milhões vivem em zona rural e mostra a importância do PAA ( programa de aquisição de alimentos), na cidade de Petrolina-PE.
Com o público alvo que são agricultores familiares e assentados da reforma agrária organizados em grupos formais ou informais, enquadrados nos grupos A e D do Pronaf, que tem garantia de venda de aumento de seus produtos no valor de ater R$ 4.500,00 por ano.
·         Programas e entidades sociais que disponibilizam de alimentos.
22/11/2011
Professor: Erbs Cintra
Fala da demanda mundial de alimentos e aponta que mais de um Bilhão de pessoas passam fome no mundo. E que a meta da ONU é reduzir a fome no mundo em 50% até 2015, quantos temo que plantar?
Passam fome no mundo mais ou menos 1,2 bilhão de pessoas com consumo per capita 219Kg/per capita/ano, demanda de alimentos ~220 milhões de toneladas para cumprir a meta da ONU até 2015. E temos que plantar  39,1 milhões de hectares ~ 8 milhões por ano.
Lucas Vellame
Fala da importância de fazer uma pesquisa básica e aplicada. E também fala da necessidade de pesquisar o manejo de irrigação no vale e informar ao agricultor sobre a eficiência do sistema de irrigação.
23/11/2011
Sérvulo Siqueira
Mostra a eficiência dos sistemas de irrigação nas culturas de cebola e tomate, como determinação da lâmina de irrigação para a área, calculo do coeficiente de uniformidade e distribuição na área, e o aumento da produtividade com menos consumo de água.
Urbano Costa Lins
Fala sobre APL ( Arranjo Produtivo Local), pequenos produtores rurais e a sustentabilidade a importância do agronegócio na região, demanda mundial de alimentos, crescimento da população em até 70% até 2050, e os desafios da agricultura irrigada: quando irrigar? Como irrigar? E quanto custa irrigar? Ou seja, o manejo, e o avanço tecnológico.
Professor Zé Batista da Gama
Fala da importância dos profissionais em ajudar os pequenos produtores, fazer o extencionismo rural, criação de um grupo de coordenadores, pesquisadores IF, Uneb e Univasf para ajudar no desenvolvimento da agricultura irrigada na região.

Nenhum comentário: