domingo, 18 de março de 2012


Neste primeiro semestre de 2012, o blog TEMPO DA PALAVRA inicia suas postagens com a PRODUÇÃO TEXTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM  NA VIDA DOS JOVENS. Foram usadas as seguintes estratégias para o desenvolvimento desta atividade:

1. A leitura do  texto reflexivo de Rubem Alves, publicado na revista PSIQUE de Janeiro de 2012 ( www.portalcienciaevida.com.br) e depois da discussão sobre o texto, os alunos produziram um texto REFLEXIVO.
Outros foram mais audaciosos e elaboraram outros gêneros, os quais serão postados aqui no blog à medida que seja feita uma  leitura por mim para apropriação de alguns aspectos linguísticos os quais a Professora de Língua Portuguesa precisa verificar antes do público comentar e apreciar as produções que foram feitas em sala de aula, mas a maioria teve tempo para refletir e construir suas pesquisas, aprofundamento das questões propostas, bem como para usar a linguagem metafórica nos textos.
2. Produção individual e coletiva de textos dissertativos-argumentativos sobre a LINGUAGEM.
3. Assistir ao vídeo LÍNGUA: VIDAS EM PORTUGUÊS um panorama sobre como diferentes populações veem a Língua Portuguesa e se apropriam da língua materna.

Esperamos que todos comentem e apreciem as produções dos novos alunos das turmas de Enologia e Horticultura dos primeiros períodos do Instituto Federal - Campus Zona Rural - PETROLINA/PE.

Importância da linguagem

Maria Ingrity Pereira – VE 07

Desde os primórdios da terra que o ser humano precisou se comunicar com seus semelhantes em busca de melhores condições de vida. Isso gerou a necessidade de se criar formas de comunicação e essa atitude deu origem à fala.

Como existem no mundo inteiro pessoas com deficiência, essa necessidade ficou ainda mais evidente, uma vez que uma pessoa surda e muda não tem como se comunicar através da fala, adaptando assim formas de comunicação como língua de sinais e Braille no caso de deficientes visuais entre outras formas de informar e ser informado.

Em cada região do planeta existe uma forma diferente de linguagem, cada lugar possui seu idioma próprio. Um grupo de pessoas de uma mesma localidade também pode desenvolver uma forma de falar, como por exemplo, as gírias usadas pelos jovens, por surfistas ou outros grupos sociais que inventam o modo pelo qual irá conversar com o seu grupo.

Há ainda a linguagem não verbal ou seja não falada em que são usadas figuras, símbolos ou diversos outros meios para expressar o que se deseja sem o uso de palavras, esse método é usado geralmente em propagandas em que uma determinada empresa que ganhar clientes e vender seu produto usando imagens para impressionar, fazendo o uso de conotação. 

Diante de tanta evidência, pode se observar a importância que a linguagem tem para todo o planeta uma vez que a modernidade faz essa exigência, tanto para o comércio como por uma simples amizade internacional, que se faz necessário saber outro  ou outros idiomas, para que haja um contato igualitário com relação ao vocabulário utilizado, pois não tem como haver comunicação entre essas pessoas se a linguagem utilizada não for a mesma.


Nenhum comentário: