terça-feira, 26 de junho de 2012

CURTA "VIDA MARIA"



Apreciação sobre o curta-metragem

Como um ciclo que nunca tem fim, Maria foi o nome dado a várias mulheres de uma mesma família e várias gerações.

Por falta de oportunidade e conhecimento essas mulheres viviam apenas para cuidar das obrigações da casa e dos filhos. Como nenhuma delas teve atitude de continuar estudando, não conseguiram aprender, alem do nome, mais conhecimento que pudessem quebrar o ciclo vivido por tantas vitima.

O que uma vivia na infância quando adulta fazia o mesmo com a filha e assim esse tratamento foi transmitido ao longo das gerações.

Isso mostra que muitas pessoas ainda podem está sofrendo com essa desigualdade, sem ter oportunidade de adquirir conhecimento e buscar melhores condições de vida.

O conhecimento é o primeiro passo para libertar uma pessoa de uma vida sofrida e sem condições de melhora. 

Maria Ingrity e Camila Gomes - VE 07

TEXTO:

O curta-metragem Vida Maria retrata a vida de Maria José, uma menina que é obrigada pela mãe a largar os estudos e ir trabalhar, para o sustento da família. O enredo se passa no sertão do Ceará, mostrando a falta de perspectiva de uma vida melhor para a jovem criança e demais personagens.

Com o decorrer do filme, as etapas da vida de Maria José vão sendo mostradas: juventude, fase adulta e envelhecimento. Todas essas fases, regadas a muito sofrimento.

Ainda idosa, com seus oito filhos, Maria José comete o mesmo erro de sua mãe: põe a única filha que ela teve para trabalhar.O curta termina com a cena de um velho caderno, sendo folheado pelo vento. Nesse caderno, continham desenhos e nomes das “Marias” daquela geração. Esse ciclo parece continuar ainda nos dias de hoje.

O documentário é bem didático, e mostra a vida de uma garota que é obrigada a deixar de estudar para trabalhar. Uma infância sendo interrompida, com ausência de diversões e conhecimentos através de leituras. Uma ausência que irá refletir mais tarde, tornando a Maria José uma pessoa ranzinza. 

O vídeo passa a mensagem que é a de nunca acomodarmos naquilo que vivemos, pois o tema do curta é um problema de todos nós e não só da Maria.

 Jonas Melo e Adriano José

2 comentários:

jus disse...

é possível com essa síntese, visualizar o curta "vida maria " de forma nítida sem nem ter assistido . parabéns PELA PRODUÇÃO

jus disse...

é possível com essa síntese, visualizar o curta "vida maria " de forma nítida sem nem ter assistido . parabéns PELA PRODUÇÃO