terça-feira, 19 de junho de 2012

"A Linguagem é rica, influencia nossa identidade"

 Quando refletimos sobre a relevância da Linguagem, descobrimos sua beleza, formas e passamos a acreditar na força que as palavras assumem. As redes sociais despertam o sentido da escrita como uma das possibilidades de visualização do pensamento dos alunos e alunas. Imensa é a dedicação dos estudantes quando comentam os textos. 
Verdadeiramente, começam a pensar, a traduzir sentimentos em escrita.
Professora Antonise

TEXTO : Valéria Souza  -TH12

 LINGUAGEM


A linguagem é rica, pois apresentar uma variedade linguística, seja ela falada escrita, com gesto, como é o caso da mimica que é uma forma de linguagem que não precisa de uma só palavra, para conseguimos entender a mensagem que o mímico quer passar.
A comunicação é muito importante, pois é ela que move o mundo, porque a linguagem está em tudo, desde uma dança até  a televisão.A linguagem também influencia a nossa identidade, pois ela muda nossa maneira de pensar, de agir, de acordo com a nossa língua e também com a nossa cultura .
É essa beleza da linguagem não está presa a regras, a cada momento descobrimos novas formas de nos comunicar com outros indivíduos, como é o caso das redes sociais. Assim dá aos falantes ou não o poder de criação e liberdade.

TEXTO de Dédora Raquel -  TH12
 A importância da linguagem
A linguagem permite estabelecer relações entre tudo aquilo que se distingue e dá sentidos diferente as coisas.Ao falar se reconhece que o individuo não só descreve o que observa, mas atua no mundo e faz com que certas coisas aconteçam. Por meio da linguagem o homem também pode modificar suas relações com os demais e desenvolver sua própria identidade. A comunicação é um grau de desenvolvimento de uma sociedade, é por meio dela que o homem expressa sentimentos, ideias, conceitos, bem como evolui como ser humano interativo que ensina e aprende em contato com o outro.Como Jovem ativo posso perceber que a linguagem é um suporte ao ser humano, pois através de gestos, falas, códigos, escrita podemos demonstrar o universo de emoções, sentimentos, expressar as ideias que rodeiam nossa mente.

TEXTO DE  Gabrielle Silva de Freitas Ferreita - TH12

A escrita, o diálogo, o pensamento, são peças fundamentais nos labirintos que a vida nos proporciona. O quanto é importante uma base sobre uma boa linguagem? – Muito importante basicamente, tudo depende da maneira a qual nos relacionamos com as outras pessoas.
Quando citamos “linguagem” observamos que a palavra-chave é língua, que tem como função a fala, e, através da fala interagimos, ou seja, linguagem é o modo de interação entre pessoas, com o mesmo pensamento, ou não. Já que muito dificilmente que todos cheguem a pensar do mesmo modo, pois já inclui a esses pensamentos a forma com que cada um tem sua base de cultura, princípios, valores familiares e etc.
Logo achei interessante a frase: "A língua é uma coisa de tal modo distinta que um homem privado do uso da fala conserva a língua, contato que compreenda os signos vocais que ouve." (Saussure).
 
TEXTO DE DIEGO SOUZA - TH 12

A linguagem é um bem comum a todos, determinante territorial e cultural de um povo.
Nenhuma outra característica distingue tão bem o homem dos brutos animais como o domínio da linguagem. Ela é o eixo central do desenvolvimento social e cultural da humanidade, pois é o que possuímos  para expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos.
A linguagem enquanto sistema de comunicação é fundamentalmente diferente e muito mais complexa do que as formas de comunicação das outras espécies, já que se baseia em um diversificado sistema de regras relativas a símbolos para seus significados, resultando em um número definido de possíveis expressões inovadoras a partir de um finito número de elementos.

3 comentários:

Marcinha, Danny, Lurdinha, Toinha e Dominguinhas disse...

Se todos pensassem desta maneira seria maravilhoso, pois a linguagem não está tendo a devida importância na vida dos docentes.
A linguagem é algo fascinante que nos faz viajar por mundos que não conhecemos.

Unknown disse...

O estudo da língua é muito importante pois existem fato na cultura dela que podem ajudar a compreender muitos acontecimentos a antecederam a descoberta da importância da linguagem para a sociedade.

Unknown disse...

No mundo em que vivemos, a linguagem perpassa cada uma de nossas atividades, individuais e coletivas. As linguagens se cruzam, se completam e se modificam incessamente, acompanhando o movimento de transformação do ser humano.