quinta-feira, 7 de junho de 2012

Filme Brasileiro XINGU


RESENHA DO FILME: XINGU
Por Gilvoneide Bonfim Santana
Curso Superior de Tecnologia em Horticultura
Turma: TH 12

O filme é dirigido por Caos Hamburger e relata parte da história dos três irmãos Vilas Boas João Miguel (Claudio Villas Boas), Felipe Camargo (Orlando Villas Boas), Caio Blat (Leonardo Villas Boas), quando decidiram sair de suas casas e andar pelo mundo em busca de aventuras, pois sonhavam andar por terras nunca antes pisadas, onde o homem branco não tinha chegado, e dessa forma partiram deixando tudo para trás, estudo e trabalho. No intuito de andarem pelas matas fizeram-se de pessoas analfabetas somente para conseguirem fazer o cadastro e para participar da expedição que iria colonizar terras onde hoje é o Parque Nacional do Xingu.
Ao chegarem ao destino, em uma das noites, eles ouviram os primeiros barulhos na floresta, quando o dia amanheceu encontravam-se cercados pelos índios, os homens logo ficaram todos amedrontados, mas como dispunham de armas, dispararam tiros para o alto espantando assim as gentes que o rodeavam. Durante o dia, passeando de barco pelo rio no intento de conhecer a terra, encontraram a tribo indígena Xingu, iniciando nesse momento os primeiros contatos com aqueles povos os irmãos Vilas Boas começaram a se destacar na viagem, tendo em vista que de forma pacífica tiveram o primeiro diálogo e se tornaram líderes da expedição.
Os Vilas Boas tiveram que lutar de frente com os latifundiários e com o próprio Governo brasileiro para defender a causa indígena, pois estavam sendo escravizados e exterminados, mas graças a estes homens foi criado o Parque Nacional do Xingu, finalmente um local para que silvícolas pudessem preservar a cultura.
Um fato que chama a atenção é o comportamento dos brancos, por exemplo, quando o Leonardo engravidou uma índia, ele foi expulso do grupo, porém quando aconteceu uma situação semelhante com o Cláudio, como medida de preservar seu status, colocou a aborígene para conviver com um índio, pois eles estavam lá, mas não podiam juntar-se com as indígenas para ter relações.
Pode se observar que no nosso país, as línguas nativas ficaram esquecidas ao longo do tempo. O filme mostra sempre o branco, falando o português, e as falas dos autóctones ficando a maioria sem apresentar ao menos legenda, embaraçando a compreensão do público que irá assistir.
O filme Xingu pode ser recomendado para todas as pessoas que tenham um bom gosto e se interessem em conhecer mais uma parte da história do Brasil, dos povos nativos, da cultura da nação brasileira, pois os índios contribuíram bastante para formação desta sociedade, além da história da criação do Parque Nacional do Xingu, onde os nativos tiveram apoio e local para manter seus costumes, e este hoje é um patrimônio ambiental preservado há mais de 50 anos.


Xingu
O filme Xingu relata uma parte da vida dos irmãos Villas Bôas. Orlando, Cláudio e Leonardo, que em 1940 se alistam na Expedição Roncador- Xingu que exploraria o Brasil Central.
O Objetivo da expedição era ligar o Brasil de Norte a Sul e nessa aventura os irmãos se deparam com aldeias indígenas e conforme eles iam conhecendo as culturas dos índios mais impressionados ficavam. Com isso os irmãos se tornam defensores dos índios, e começam a lutar pela criação de uma reserva indígena que abrigaria todas as aldeias. Essa reserva ecológica se chamaria Parque Nacional do Xingu, que seria do tamanho de um país como a Bélgica.
Nessa grande aventura passaram por territórios de índios guerreiros e corajosos. Mas sua persistência foi grande, e com isso Orlando e Cláudio que foram os primeiros a ter contanto com índios, se tornaram amigos do chefe da tribo. Foi assim que os Villas Bôas se instalaram em umas das aldeias. Foi aí que ocorreu a primeira tragédia, um surto de gripe trazida pelos brancos que atingiu a aldeia e matou boa parte da população indígena.
Mesmo com essa tragédia, não desistiram, continuaram lutando pelos direitos dos índios, enfrentaram tudo e todos. Em 1961 conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu. Grandes foram às dificuldades porque os grandes produtores e criadores de gado também queriam aquela terra, mesmo assim eles conseguiram fundar o parque.
O filme mostra também o romance que Cláudio e Leonardo tiveram com duas índias. Desse romance Leonardo teve uma filha, saiu em todos os jornais à manchete que um dos Villas Bôas tinha uma filha mestiça. Algum tempo depois chegou à notícia que Leonardo ainda muito novo teria morrido de problemas cardíacos. Orlando por sua vez se apaixonou pela médica que fazia parte da equipe que cuidava dos índios e com ele viveu uma bela paixão.
Eu particularmente achei o filme espetacular, nos mostra a luta de pessoas pelos seus ideais. E conta a história do nosso país, eles foram considerados heróis brasileiros. É sempre bom a gente conhecer nossa história e nosso povo.
 
GISELE CARDOSO GOMES ALVES  TH12
 
 
 Xingu
O filme Xingu retrata a jornada dos irmãos Villas Bôas, quando eles decidem viver uma nova vida juntando-se em uma expedição chamada Roncador-Xingu. Essa expedição tinha o objetivo de desbravar o oeste brasileiro. A partir daí, começaram os primeiros contatos dos irmãos Villas Bôas com os índios.
Sendo observados pelos índios durante as noites, os irmãos viveram uma aventura na qual nenhum branco tinha experimentado até então. Não demorou muito para que os Villas Bôas começassem uma ótima relação de amizade com os índios. Mas, esse mesma relação seria abalada pela primeira epidemia de gripe a assolar os índios.
Mais tarde, Leonardo deixou a expedição e morreu, ficando com Cláudio e Orlando, a missão de desenvolver o Parque Nacional do Xingu, protegendo as tribos da industrialização que o governo brasileiro queria implantar naquelas terras.
Em suma, Xingu mostra a luta dos irmãos Villas Bôas com o objetivo de salvarem os povos indígenas, estabelecendo uma região para abrigo indígena, chamada de Parque Nacional do Xingu. O filme ainda apresenta belas paisagens, ótima trilha sonora e roteiro impecável.

Jonas Melo VE 07
 

9 comentários:

Katiucia Ramos disse...

o filme Xingu nos mostra uma face do indígenas que não estamos acostumado, nota 10 pro filme.

Gabrielle Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabrielle Ferreira disse...

Os próprios brasileiros descriminam a arte nacional, um filme como Xingu, deveria ter sido digno de vários telespectadores, sim, devo falar por nossa região - Juazeiro e Petrolina. E foi sim, escaço de pessoas interessadas, porém, particularmente, o filme mostra perfeitamente a história desses irmãos, que foram sim merecedores do prêmio Nobel da Paz, pois o que fizeram a favor dos índios foi algo excepcional, que a maioria com certeza não chegaria a fazer. A mudança de vida, a luta, foi admirável de ter assistido, e saber que foram pessoas da mesma Terra que a minha. Simplesmente, aprovadíssimo.

Charlene Amorim-TH12 disse...

Mesmo não ter tido a oportunidade de assistir o filme Xingú, pelos resumo aqui postado vejo que uma parte da História do Brasil que todos nós devemos buscar conhecer, muito emocionante e forte....

Talita Oliveira-TH12 disse...

gostei muito de ter tido a oportunidade de privilegiar, o filme protagonizado por esses excelentes atores, no qual mostra a historia de homens que largaram tudo que tinham para dar a vida por pessoas desconhecidas e tidas como selvagens, o documentário relata coisas vividas pelos irmãos, mas a historia de vida tanto deles como dos índios foi realmente mudada. Que bom que pra melhor.. aprovado....

Talita Oliveira-TH12 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita Oliveira-TH12 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Em uma linguagem muito simples, a autora desse texto descreve o filme que até dá uma sensação de se está falando com ela pessoalmente! Parabéns. Mas cuidado, as vezes uma linguagem simples demais tornar o texto besta e desinteressante (Opinião pessoal, talvez alguns discordem!)

valeria souza th12 disse...

xingu é um filme importante , pois traz a hitória real de três irmão que atraés de um aventura acabam se envolvendo com a defesa dos índios e de sua cultura.
De produção brasileira, com o filme podemos conhecer mais sobre Brasil e seus acontecimentos que ficaram marcados na história do país.