sábado, 9 de junho de 2012

A VIDA COMO UM BARCO DE VELAS - Reflexões sobre o texto de Rubem Alves


POEMAS elaborados em sala de aula a partir da reflexão do texto de RUBEM ALVES sobre a vida como um pequeno barco de velas. É impressionante a capacidade de de produção dos jovens quando se sentem motivados. Dificilmente, o professor reclama das dificuldades de aprendizagem, mas com um bom texto motivador, o resultado é empolgante. Há criatividade e poesia nas construções. Um grande abraço a todos que participaram desta atividade.

1. TEXTO DE KLEBER - VE 07
                                Livro-me das amarras
                                ergo os braços
                                e deixo que inflem
                                minhas vestes              
                                
                                Contorno 
                                a última volta                           
                                do quebra-mar

                                Vou sim        
                                 por aí        
                                 não quero olhar    
                                 para trás

                                 No máximo
                                 buscar na lembrança
                                 uma tradição milenar

                                 Agora
                                 lancei-me em alto mar
                                 não faço comparações
                                 busco apenas buscar

                                 Quem sabe
                                  em meio a vinhedos
                                  aporte ao que dedico
                                  e realize num beijo
                                  um buquê a festejar


                                                               Kleber França    -  ve07  

2. TEXTO REFLEXIVO DE BEATRIZ SANTOS:


A minha vida é assim como a vida de muita gente é uma incógnita, porque poucas pessoas conseguem decifra-la. Sou uma pessoa bastante esforçada e dedicada que está sempre  buscando conquistar os ideais.

A minha posição em relação ao texto " o pequeno barco de velas brancas", é que sou uma pessoa que estou sempre procurando ver o lado bom das coisas e procuro sempre dar o melhor para eu fazer a minha vida e a vida das pessoas ao meu redor valer a pena.

A vida é assim: " somos pequenos barcos de velas brancas no mar desconhecido". Sei que a vida não é fácil, mas nem por isso posso desistir, pois meu futuro depende de mim, e tenho que lutar pelos sonhos que almejo. Aprendi que tudo na vida serve de aprendizado e que até mesmo uma situação ruim vai servir de lição no futuro, por isso não devemos desistir nos primeiros obstáculos, pois com certeza a recompensa do nosso esforço valerá a pena.

7 comentários:

Charlene Amorim-TH12 disse...

Texto que reflete a insegurança do ser humando diante do desconhecido, e que devemos enfrentar todos obstáculos em busca de melhorias, muito bom o ponto de vista dos alunos.

Talita Oliveira-TH12 disse...

o texto nos faz repensar varias coisas e dentre elas, como as vezes nos sentimos tristes solitários e esquecemos que existe um dia apos o outro, e que no dia seguintes tudo pode mudar, e uma breve reflexão sobre a nossa própria vida.

Gilvoneide disse...

A vida é impressionante e cheia de segredos, porém muitas pessoas param no caminho por terem medo de continuar a caminhada,isso acontece por causa do medo, esse vem de dentro.Nós somos como pequenos barcos e muitas vezes navegamos sem leme, mas é isso que faz a caminhada valer a pena e superar os grandes obstáculos.

Fernanda Nogueira disse...

Tudo na vida é um grande aprendizado, se desistimos logo no primeiro obstáculo,não aprenderemos nunca a vencer,pois a vida é de grandes lições e é com essas lições que chegaremos até o sucesso,enfrentando a cada obstáculo.
Fernanda Nogueira VE07

Unknown disse...

A nossa vida quando se é comparada com um barco a vela eu me lembro logo de Jesus; pois ele se coloca como o mar a nos embalar e a nos levar para onde ele nos permitir, mas é claro que devemos ter a atitude de nos colocar a disposiçao do Pai.

Unknown disse...

A nossa vida quando se é comparada com um barco a vela eu me lembro logo de Jesus; pois ele se coloca como o mar a nos embalar e a nos levar para onde ele nos permitir, mas é claro que devemos ter a atitude de nos colocar a disposiçao do Pai.

yago disse...

Espere tudo da vida, grandes momentos que se sentirá feliz mas também terá momentos tristes, é a partir desses obstáculos que as pessoas tiram lições e as fazem crescerem, a vida é uma luta diária mas faz com que cada pequena vitoria se torna um grande sucesso.

Yago Giovanni - VE07