sexta-feira, 8 de junho de 2012

Apreciações sobre o Curta "Vida Maria"

Vida Maria

    Vida Maria é um curta metragem emocionante que traz uma triste realidade ainda existente em nosso país. A trama mostra uma família que vive isolada no interior rural .A história conta uma saga que passa das mães para filhas que nascem e crescem no mesmo modo vida.
   No curta, desde criança, as meninas perdem a infância e consequentemente os estudos para ter que ajudar a mãe nos afazeres de casa. O fato é que essas famílias sem oportunidade não tem escapatória em frente de tanta dificuldade e miséria encontradas no meio.
  Ao decorrer do tempo, a história se repete e mesmo que essas meninas tenham vivido essa história não conseguem mudar o curso traçado em suas vidas, pois no passado não tiveram a chance de conhecer um novo meio por onde pudessem mudar e enfim acabar com essa essa triste Vida Maria.
  Infelizmente,mesmo que Vida Maria seja apenas um curta criado no Brasil. Este tipo de vida ainda existe e o mesmo serve para mostrar como ainda não somos capazes de atentar os nossos olhos e ouvidos para esses que estão perdidos nesse mesmo tipo de vida,Vida Maria.

Viviane Nunes e Solange Frazão - VE 07 - Enologia Superior

12 comentários:

Iria Daiane disse...

Vida Maria é uma historia, apesar de ser curta, mostra a realidade de uma pessoa que nn tem conehcimentos, ou seja, uma pessoa que nasceu e cresceu sem estudos, que nn tem informação alguma. Enfim, esse curta faz com que a gente pense como é a vida de algumas pessoas atualmentem pessoas essas que nn tem acessebilidade a um aeducação e vive sua vida na monotomia de antigamente, sem conhecimentos e sem ter planos futuros.

Unknown disse...

Com a história deste curta,pôde-se observar a questão da necessidade do povo sertanejo que passa por muitas situações difíceis na vida.Vendo os filhos crescer cheios de sonhos,eles vêem aquilo como coisa do outro mundo,algo sobrenatural geralmente querem que os filhos tenham a mesma vida que eles tiveram.

Unknown disse...

Com a história deste curta,pôde-se observar a questão da necessidade do povo sertanejo que passa por muitas situações difíceis na vida.Vendo os filhos crescer cheios de sonhos,eles vêem aquilo como coisa do outro mundo,algo sobrenatural geralmente querem que os filhos tenham a mesma vida que eles tiveram.

Gilvoneide disse...

Vida Maria reflete a vida de uma família que vive em um ambiente distante do mundo civilizado, os filhos tem sonhos, mas a situação em eles vivem é muito difícil. O longa-metragem mostra realidades que se repetem de geração para geração.

Unknown disse...

Vida Maria, são sonhos estraçalhados por um mundo injusto que vivemos e não temos outra escolha se não aceitar essa realidade, pois a cada dia que se passa parecemos ficar mais cegos e distante de um tempo que é tão nosso e que caracteriza a todos. Continua então o estetiótipo, onde nós Nordestinos somos todos burros, analfabetos, que só prestamos para trabalhos braçais e procriação diante de oprotunidades que a vida nos tem dado, somos julgados, sofrendo grande precoceitos por parte de outrens.
E tudo isso parece estar em um contínuo circulo vicioso...

Katiucia Ramos disse...

O filme expressa mais que uma realidade material, antecede à materialidade da vida de Maria, a sua concepção cultural, e suas crenças a partir da educação descendente. Porém, como mudar isso? Esse é um grande dilema no Brasil, mas como alterar os valores que "funcionam" bem numa vida dura e pobre? Está na educação o mote principal? Talvez, mas educar o quê? Português, matemática, física, química, ... ? Será isso o necessário e fundamental para alteração cultural da vida de Maria? Não, isso, na verdade, passa ao largo. É necessário uma educação diferenciada, a questão parece óbvia, o difícil é a prática. Escolas que formem cidadãos, que desenvolvam discernimento crítico. Núcleos de discussões e estudos sobre o próprio meio de vida, onde famílias podem se compreender melhor, orientadas

valeria souza th12 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Foi muito prazeroso expor minhas opiniões a respeito desse curta emocionante que mostra a todos essa realidade triste que insiste em estar em nosso país.

Unknown disse...

Querida professora Antonise esse texto foi escrito por mim, houve um pequeno engano pois sou estudante da VE07.

Espero a correção.
Grata.

valeria souza th12 disse...

Vida Maria e um curta metragem em animação que mostra a realidade vivida por agumas pessoas do sertão nortestino, que por falta de conhecimento valorizam mais o trabalhor do quer a educação assim vão vivendo, o tempo passando eles ali preso a pesamentos ultrapassados para dias de hoje.

Fernanda Nogueira disse...

Vida Maria expressa a realidade de várias famílias,que não tiveram uma oportunidade melhor na vida,seguindo sempre aquele mesmo padrão de vida.Trabalhando na roça e cuidando dos afazeres de casa,por que os pais não visão uma melhor qualidade de vida para seus filhos,só visando pra que eles cresçam naquele mesmo caminho.
Fernanda Nogueira VE07

yago disse...

O curta Vida maria conta a historia de uma sertaneja, que por conta das dificuldades tem sua infância e estudo interrompido, a mãe vendo a criança estudar acha que aquilo não leva a nada,fazendo ela desistir dos seus sonhos, concentrando-se apenas nos afazeres domésticos. essa historia sempre se repete poque a mãe passa isso para sua filha que por sua vez vai passar para sua filha e assim por diante.

Yago Giovanni - VE07