domingo, 16 de dezembro de 2012

Releituras de Contos Africanos e Contos Machadianos


A atividade de releitura com os contos Machadianos foi uma proposta muito oportuna diante dos desafios que vivemos em sala de aula, principalmente em cursos técnicos, para que os jovens se encantem com os textos literários. 

No contexto em que trabalhamos, o processo de leitura e escrita passa por  diferentes gêneros, tais como relatórios, ofícios, memorandos, cartas, porém os literários são colocados em segundo plano. Por isto, esta atividade teve um ótimo resultado com as produções construídas pelos grupos, nesta primeira etapa. 




         NOVA VERSÃO DE A  CARTOMANTE
Grupo de Rafaela Maria, Gerlane Dias.
Turma 3219

EM UMA LINDA MANHA DA SEXTA-FEIRA DO MÊS NOVEMBRO DE 1869, HAMLET OBSERVA A HORÁCIO QUE HÁ MAIS COISAS NO CÉU E NA TERRA DO QUE SONHA A NOSSA FILOSOFIA. ERA A MESMA EXPLICAÇÃO QUE DAVA A BELA RITA AO MOÇO CAMILO. ELA NAQUELE DIA RESOLVEU PROCURAR UMA CARTOMANTE QUE LHE DARIA AS NOTICÍA PRECISA DO SEU GRANDE AMOR.
­­­­ CAMILO AO ESCUTAR O QUE ELA TINHA FALADO COMEÇOU EM SEGUIDA A RI DELA; POIS LEVAVA TUDO A BRINCADEIRA E DESACREDITANDO DE TUDO QUE ELA ESTAVA FALANDO PRA ELE, QUE ERA A GRACIOSA REVELAÇÃO DA CARTOMANTE. CLAMAVA EM VOZ ALTA.
-  NÃO DIGA ISSO, CAMILO. SE SOUBESSE COMO EU TENHO ANDADO POR SUA CAUSA. VOCÊ SABE; JÁ LHE DISSSE. NÃO RIA DO MEU SENTIMENTO.
- ISSO NÃO E COISA QUE SE FAÇA COM NIGUÉM.
  CAMILO COMO SE SENTIU CHOCADO COM AQUELA SITUÇÃO RSOLVEU CONSERTAR O ERRO RAPIDAMENTE ANTES QUE FOSSSE TARDE. PEGOU NAS MÃOS DELA E FALOU  OLHANDO FIXO EM SEUS OLHOS QUE LHE  QUERIA MUITO.
CAMILO COMO FOI CRIADO POR SUA MÃE, SEM ACREDITAR NAS COISAS SUPREENDNTES DA VIDA, RESOLVEU ZOMBA DE TUDO QUE A JOVEM FALAVA. SEMPRE QUE TOCAVA NESSE ASSUNTO ELE RIA. DIANTE DO MISTÉRIO, CONTENTOU-SE EM LEVATAR OS OMBROS, E FOI ANDANDO.
SEPARARAM-SE CONTENTES, E TINHAM A CERTEZA DE UM AMOR ENTRE OS DOIS. ONDE EXISTIAM OS ENCONTROS AMOROS ERA NA ANTIGA CASA DA RUA DOS BARBANOS, UMA CHEGADA DA RITA. ESTA DESCEU PELA RUA DAS MANGUEIRAS, NA DIREÇÃO DE BOTAFOGO, ONDE RESIDIA; CAMILO DESCEU PELA RUA DA GUARDA VELHA, OLHANDO DE PASSAGEM PARA CASA DA CARTOMANTE QUE ELE TANTO RIA.
VILELA, CAMILO E RITA, TRÊS NOMES, UMA AVENTURA E NEM UMA EXPLICAÇÃO DAS ORIGENS. CADA UM TOMOU RUMO DIFERENTE.
VILELA SEGUIU A CARREIRA DE MAGISTRADO, CAMILO ENTROU NO FUNCIONALISMO, VILELA NA PROVÍNCIA.
AO PASSAR UM TEMPO TODOS SE UNIRAM DE NOVO, E COMEÇARAM A COMENTAR DE SUAS VIDAS AMOROSAS, E CAMILO FICOU SOPRESSO QUE TUDO QUE A CARTAMONTE TINHA FALADO ESTAVA SENDO REALIZADO.
QUANDO A MÃE DE CAMILO MORREU, OS TRÊS SE SE UNIRAM NOVAMENTE COM UM LAÇO, MAIS FORTE. TODOS O AJUDARAM, MAS EM ESPECIAL FOI RITA QUE ESTAVA SEMPRE GRUDADINHA AO SEU LADO, CUIDANDO DE SEU CORAÇÃO, NÃO PODERIA EXISTIR UMA PESSOA MELHOR DO QUE ELA.
CAMILO COMEÇOU A RECEBER UMAS CARTAS ANÔNIMAS FALANDO QUE SEU AMOR COM RITA NÃO IA DURAR MUITO TEMPO. MAS ELE COMO NO ACREDITAVA EM NADA E NÃO TINHA MEDO DE NADA, RESOLVEU DEIXAR ESSE ASSUNTO PRA TRÁS. PORQUE NÃO TINHA IMPORTANCIA NA VIDA QUE LEVAVA, CHEIA DE SUPRESAS.
EM UM DIA QUALQUER CAMILO RESOLVEU IR À CASA DA CARTOMANTE TIRAR DÚVIDAS, DE TODAS AS CARTAS QUE ESTAVA RECEBENDO. ELA O MANDOU ENTRAR E SE SENTAR A VONTADE, QUE IA LER AS CARTAS. NESSE MOMENTO, ELA COMEÇA A FALAR           QUE ELE TEM UM GRANDE MEDO.
-  EU GOSTARIA DE SABER SE VAI ACONTECER ALGUMA COISA A MIM E A ELA, EXCLAMOU COM SEGURANÇA.
- AS CARTAS DIZEM-ME...
ENQUANTO  VOCÊ E A ELA NADA ACONTECERÃO, MAS   O TERCEIRO, IGNORAVA TUDO. NÃO SEGURO, EXISTIA INVEJA E DESPEITOS. ISSO TUDO ERA PORQUE ELE TINHA INVEJA DO AMOR ENTRE OS DOIS.
VILELA ENVIA O CONVITE PARA CAMILO IR ATE SUA CASA. LOGO ELE SEGUE DEVAGARINHO SEM PRESA E SEM MEDO, POIS A CARTOMANTE TINHA LI DADO A CERTEZA QUE NADA ACONTECERIA NA SUA VIDA AMOROSA. ELE FOI SUPER FELIZ SORRINDO E COM SARTISFAÇÃO DA VIDA QUE LEVAVA.
CHEGANDO PERTO DA CASA DE VILELA OLHA PARA O CEÚ E DIZ:
- OBRIGADO SENHOR POR TER COLOCADO RITA NA MINHA VIDA.
AO CHEGAR DIZ AO AMIGO:
-  DESCULPA VILELA NÃO PUDE VIR, MAS CEDO; QUE HÁ?
ELE NÃO LHE RESPONDE; TINHA AS FEIÇÕES DECOMPOSTAS; FEZ-LHE SINAL, E FORAM EM CAMINHO DE UMA SALA NO INTERIOR DA CASA. SURGIRAM GRANDES GRITOS, ERA CAMILO QUE ESTAVA VENDO SUA AMANDA AMARADA NO PÉ DE UMA MESSA DAQUELE LUGAR.
FICOU DESESPERADO, E VILELA RAPIDAMENTE ARRASTA UMA ARMA DA GAVETA, PEDE PARA ELE FICAR AO LADO DELA, SÓ QUE ELE JOGA UM VASO QUE SE ENCONTRAVA EM CIMA DA MESA E TIRA A ATENÇÃO DELE.
 COMEÇA A LUTAR OS DOIS, DEPOIS DE TANTA LUTA VILELA ATIRA, MAS A BALA ACABA PEGANDO NELE PRÓPRIO.
COM ISSO CAMILO FICOU TRÍSTE POR PERDER O AMIGO, MAS FICOU ALEGRE EM RECUPERAR SEU AMOR DE VOLTA EM SEUS BRAÇOS.
DEIXO AQUI A SEGUINTE CERTEZA QUE VALE A PENA LUTAR PELA A PESSSOA AMANDA.
E NUNCA DEIXE PRA DIZER A SEU AMANDO O QUER VOCÊ SENTE POR ELE, POIS NUNCA VAMOS SABER O QUE O DIA SEGUINTE NOS PREPARA.








































3 comentários:

Unknown disse...

participei desta atividade em sala de aula,gostei e foi muito produtiva.depois vou posta meu texto.gilvani

Unknown disse...

participei desta atividade em sala de aula,gostei e foi muito produtiva.depois vou posta meu texto.gilvani

Jailton Lopes Meira disse...

gostei muito de ter participado desta atividade e vejo que a leitura e a transformação de textos como estes são essenciais para a literatura moderna.