quinta-feira, 9 de maio de 2013

FILME " NO TEMPO DAS BORBOLETAS" CAUSA EMOÇÃO E DISCUSSÕES SOBRE A CONQUISTA DE UMA PROFISSÃO PARA A MULHER



A TURMA 4103 assistiu ao filme "No Tempo das Borboletas" com o objetivo de discutir sobre o papel da mulher numa ditadora, o quanto é importante lutar por uma carreira, estudar e apropriar-se do conhecimento. A beleza do filme deixou a turma muito emocionada e com sangue 'quente' diante do sofrimento das irmãs Mirabal. É uma excelente sugestão para os jovens.

Reflexão sobre o filme ” No Tempo das Borboletas”

A história do filme no tempo das borboletas passa na época da ditadura militar, onde quem governava era o general Rafael Leônidas Trujillo. O lema de Trujillo era “ou está comigo ou contra mim”. O filme retrata a história das irmãs Mirabal, Minerva Mirabal que sempre sonhava em ser advogada, só que naquela época só os homens podiam  exercer essa profissão. Depois de algum tempo ela vai com suas irmãs para um colégio de freiras, logo depois Minerva conhece um professor universitário que é contra o regime de Trujillo. O general desperta certo interesse por Minerva, só que a jovem também é contra o regime do ditador. Percebendo isto ele manda prender o pai de Minerva e lhe propõe um acordo que era o seguinte: soltaria o seu pai se ela ganhasse  jogos de dados, mas ela pede para que se ela ganhasse, pudesse estudar na Faculdade de direito. Ela se forma,  mas é impedida pelo General de exercer a profissão. Conhece alguns revolucionários na Faculdade e organiza um grande movimento contra o Ditador. Depois de algum tempo que Minerva e sua irmã terem sido presas e  soltas, elas são espancadas até a morte no dia 25 de novembro de 1960. Seis meses depois o General Trujillo é assassinado. A história das irmãs Mirabal mostra que devemos seguir em frente sempre e que nunca devemos desistir, mesmo que a meta seja quase impossível de conquistar.
Autor:  Evandro Rodrigues
Turma:4103
FICHA TÉCNICA DO FILME:
Diretor: Mariano Barroso
Elenco: Salma Hayek, Marc Anthony, Edward James Olmos, Demián Bichir, Pilar Padilla, Lumi Cavazos, Pedro Armendáriz Jr., Fernando Becerril.
Produção: Helen Barlett, Tony Bill, Mike Medavoy, Craig Roessler.
Roteiro: Judy Klass, David Klass
Fotografia: Xavier Pérez Grobet
Duração: 95 min.
Ano: 2001
País: EUA
Gênero: Romance


Nenhum comentário: