Vários pesquisadores ( MOLINA, PAVANI, THEODORO DA SILVA, 2008) comentam sobre o uso do jornal como instrumento de aprendizagem nas aulas de produção textual e como instrumento a serviço da atividade docente. Precisamos definir qual o impacto da presença do jornal utilizado na escola na sua interface com a informática, mais especificamente com jornal eletrônico.
Esses questionamentos apontam para a necessidade de permitir que o ensino de Língua Portuguesa passe pelo conhecimento mais aprofundado desse suporte, principalmente nas aulas sobre gêneros textuais.
CURSO INSTALADOR E REPARADOR DE REDES - PRONATEC
Turma do PRONATEC - Instalador e Reparador de Redes - organiza-se em grupos e individualmente para a leitura desse meio de comunicação dos vários gêneros textuais presentes tais como: horóscopos, artigos de opinião, editoriais, notícias, entrevistas, tiras de humor, charges, anúncios e propagandas, etc.
Nas aulas seguintes, a turma do PRONATEC elaborará a escrita de alguns desses gêneros textuais, identificando as características de cada um, notadamente o artigo de opinião e editoriais.
Segundo os relatos dos alunos e alunas, a leitura e seleção dos gêneros textuais, permite a compreensão da organização desses textos. Segundo a Pesquisadora, Pavani "Sentimos também a necessidade de refletir sobre presença de jornais que atualmente têm um forte apelo visual, acompanhados pela instantaneidade da notícia, mas que muitas vezes comunicam nada mais do que o banal, adotando formas próprias do meio televisivo e correndo o risco de perder a sua própria identidade. (..) Sabemos que nem toda notícia é educativa; o tratamento dado às notícias é que faz a diferença.
Se o professor souber utilizar objetivamente o veículo, mesmo uma notícia de violência poderá servir para uma boa reflexão numa classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário