quinta-feira, 15 de agosto de 2013

USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM TURMA DO PRONATEC

Vários pesquisadores ( MOLINA, PAVANI, THEODORO DA SILVA, 2008) comentam sobre o uso do jornal como instrumento de aprendizagem nas aulas de produção textual e como instrumento a serviço da atividade docente.  Precisamos definir qual o impacto da presença do jornal utilizado na escola na sua interface com a informática, mais especificamente com  jornal eletrônico. 

Esses questionamentos apontam para a necessidade de permitir que o ensino de Língua Portuguesa passe pelo conhecimento mais aprofundado desse suporte, principalmente nas aulas sobre gêneros textuais. 

                      CURSO INSTALADOR E REPARADOR DE REDES - PRONATEC








Turma do PRONATEC - Instalador e Reparador de Redes - organiza-se em grupos e individualmente para a leitura desse meio de comunicação dos vários gêneros textuais presentes  tais como: horóscopos, artigos de opinião, editoriais,  notícias, entrevistas, tiras de humor, charges, anúncios e propagandas, etc.

Nas aulas seguintes, a turma do PRONATEC elaborará a escrita de alguns desses gêneros textuais, identificando as características de cada um, notadamente o artigo de opinião e editoriais.












Segundo os relatos dos alunos e alunas, a leitura e seleção dos gêneros textuais, permite a compreensão  da organização desses textos. Segundo a Pesquisadora, Pavani  "Sentimos também a necessidade de refletir sobre presença de jornais que atualmente têm um forte apelo visual, acompanhados pela instantaneidade da notícia, mas que muitas vezes comunicam nada mais do que o banal, adotando formas próprias do meio televisivo e correndo o risco de perder a sua própria identidade. (..)  Sabemos que nem toda notícia é educativa; o tratamento dado às notícias é que faz a diferença. 

Se o professor souber utilizar objetivamente o veículo, mesmo uma notícia de violência poderá servir para uma boa reflexão numa classe.



Nenhum comentário: