terça-feira, 15 de outubro de 2013

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ALUNO DO PRONATEC - CURSO DE PROGRAMADOR DE SISTEMAS


O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

     São inúmeras as dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas com deficiência, e nas escolas, isso não é muito diferente. O descaso do governo e a sua cegueira para suas próprias leis, não tem preparado transporte, escolas, professores para receberem esses alunos, que também tem o direito à educação. Por consequência, crianças e adolescentes deixam de estudar, desanimados com tantas barreiras.
     Para atender a esta necessidade social é muito importante o processo de educação inclusiva, que propõe uma reestruturação cultural de práticas e políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos e busque perceber e corresponder com as necessidades educativas de cada um.
     A educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva, e no Brasil é reconhecidamente um processo em evolução., com um longo caminho a percorrer e muitas batalhas a travar, seja contra o bullying ou mesmo contra o despreparo de professores. Uma prova disto seria o aumento do número de alunos deficientes no ensino à distancia (E.A.D) que promove um acesso ao saber sem discriminação.
     A inclusão é, portanto um conceito que busca quebrar as barreiras impostas pela exclusão e assegurar o direito de todos os alunos, sem questionar suas possibilidades e dificuldades.

     É preciso respeitar e integrar este aluno ao cotidiano escolar por meio da informação e da mudança de paradigmas de conceitos e costumes, e desenvolver uma real integração, fazendo os alunos ditos “normais” entenderem as necessidades especiais de cada um, pois trazendo o conhecimento o preconceito não se propagará.

José Eudes Marques de Sousa – Programador de sistemas - PRONATEC<<

Nenhum comentário: