quarta-feira, 5 de março de 2014

A Relevância da Ampliação do Lêxico na Produção de Crônicas: Desafio para os 2º Anos de Agropecuária


A escolha da produção de Crônicas dá a oportunidade para o aluno estabelecer a mediação entre o que contar e o leitor, seguidores do blog, os colegas de turma. Em sala de aula, houve troca das produções, comentários e muitas risadas sobre os textos que trazem o humor.
A proposta foi lançada a partir das leituras, audição de crônicas consagradas, retiradas do material das Olimpíadas de Língua Portuguesa de 2012 e de outros textos de cronistas importantes em nossa literatura brasileira.  A ampliação do Lêxico foi uma dos principais objetivo durante da estrutura narrativa, abordagem do tema, construção das personagens, situação cotidiana ( típica ou inusitada),  retomada da introdução. Em todas essas etapas, houve participação, principalmente nas dramatizações das Crônicas avaliadas e isso aumentou o interesse pela escrita, além da cobrança da "nota" que seria dada por todas atividade. 
Também foi entregue um quadro avaliativo dos textos ( abaixo). Os temas sugeridos foram as histórias do cotidiano, ocorrido no período de férias, as curiosidades sobre os familiares que se destacam pela irreverência do homem sertanejo. 
No final, vemos que o trabalho é difícil, mas permite a irradiação a milhares de pessoas pela postagem no blog sobre os enredos construídos pelos próprios alunos e alunas do Ensino Médio do If Sertão Pernambucano- Campus Zona Rural em Petrolina-PE.
O processo de avaliação é realizado em etapas: primeira revisão gramatical em sala,depois os alunos corrigem e acrescentam informações, digitam e enviam ao email do blog: tempodapalavra@hotmail.com
Em seguida, seleciono as imagens tiradas pelo celular, no momento da produção para compor a apresentação. 
Realmente, é árduo desenvolver as estratégias para que os textos sejam singulares e mostrem o conhecimento e análise que os jovens fazem sobre suas histórias de vida, numa inserção na infância e na adolescência, mas se cumpre o papel de transformar ideias simples em textos carregados de emoção. 
 
 Professora Antonise - Em 05 de março de 2014 
Fotos das Dramatizações Ocorridas com as Crônicas: Edmundo, o Céptico de Cecília Meireles; Tios de Luís Fernando Veríssimo; Minha Mãe de Manuel Bandeira; Corrente da Felicidade de Roberto Rodrigues( Revista Globo Rural, 2014), etc.







Dramatizações com as turmas no pátio do IF SERTÃO -PE

Profª. Celione  ao centro comigo e  os alunos do 2º Ano - Turma 4105

Atividade de Análise das Crônicas

Quadro Avaliativo da Leitura das Crônicas:


Há Coesão Textual?
Sim
Não
A história está bem contada ( os elementos da narrativa- tempo, espaço, personagens e enredo- estão bem estruturados)?



A crônica oferece reflexão sobre o cotidiano?


Há excesso de clichês? As ideias são originais?



Nenhum comentário: