domingo, 28 de setembro de 2014

Discussões e Produções Textuais sobre os principais desafios e problemas enfrentados pelos Jovens da atualidade.


Nossos Alunos do PRONERA elaboram textos sobre os principais problemas da juventude moderna brasileira; como uso crescente de drogas, influência da mídia, a falta de impunidade legal e o reflexo disto na sociedade Brasileira.



A juventude nos Tempos Atuais

A juventude no Brasil está vivenciando uma realidade de mudanças, principalmente quando se trata de educação e formação do caráter. Assim como quanto aos direitos e deveres,que estão deturbados.

Devido às leis que garantem aos jovens infratores menores de idade que lhes garantem uma certa proteção, permitindo que fiquem impunes de seus crimes e não respondam por seus atos. A permissividade legal e em contribuição, temos a tecnologia avançada e os meios que ela nos trouxe (televisão, internet, vídeo game, etc.) que são usados muitas vezes de má influência pela mídia ou pelas pessoas.
Atitudes como estas agravam à situação do país, levando somente a um processo de “desvio” comportamental, quando se fala de integração social dos adolescentes (drogas, envolvimento com a criminalidade, violência e comportamentos antissociais.)  Um dos constantes perigos e problemas tempo atual é o caso de uma gravidez precoce, ocorrem diversos problemas (convivência familiar, prostituição, problemas para a saúde do bebê e da mãe, depressão, entre outros problemas.)
No geral para essas pessoas que passam ou praticam tais coisas, as chances no mercado de trabalho são mínimas possíveis, principalmente quando há falta de conhecimento, tendo em vista que é fundamental uma educação de qualidade para a formação e qualificação de um bom profissional num mercado tão disputado e exigente.

-Francisco Bezerra da Silva Turma 6101- (PRONERA)‏ 

 
As Drogas e o Adolescente
  Sabemos que os jovens são a maior parte da população que estar mais propícia ao uso de drogas. Sendo que muitas vezes que os jovens experimentam são guiados pela curiosidade, sendo a droga que mais desperta a vontade, e de maior interesse ao ser provada é o crack pelo fato de ser a droga de, mas fácil acesso e de preço popular. No estado de são Paulo, quando acompanhamos as notícias, percebemos que os adolescentes que experimentaram a droga pela primeira vez obtiveram através de um amigo ou na própria escola.
 Provam muitas vezes apenas movidos por sentimentos de especulação, saber como funciona e qual seu efeito. No primeiro momento ela passa a sensação de prazer, liberdade e alegria.  Os jovens pensam que estão no controle daquilo e que só foi uma única vez não irá acontecer novamente, acham que têm o domínio da situação, porém a cada problema que o jovem não consegue resolver, o caminho das drogas acaba sendo válvula de escape.

 No entanto o governo na tentativa de acabar com as drogas procura mecanismos para tirar os jovens das ruas, com políticas públicas, dando a oportunidades de emprego e criando clinicas de reabilitação que atendam, ainda que com pequena capacidade de suporte, porém a falta de pessoas especializadas para lidar com essa situação é bem escassa.
- Emilia S
 
 
 
 
ilva  

Nenhum comentário: