domingo, 28 de setembro de 2014

Participação dos alunos do Curso de Tratorista - PRONATEC - Tema: uso da internet, seus perigos e benefícios.

                 “ A internet só traz benefícios? ”


A internet é de suma importância nos dias atuais, pois serve como uma rápida fonte de pesquisa, informação e comunicação. Na escola, no trabalho ou até mesmo em casa o uso da internet tornou-se frequente e uma ferramenta necessária. É possível comunicar-se com pessoas a quilômetros de distância, fazer pesquisas em segundos, ter acesso a revistas, jornais, fazer compras e pagamentos sem utilizar meio de comunicação tão eficiente e prático, até mesmo a dona de casa pode consultar receitas e ainda conseguir realizar suas tarefas habituais.
Diferentemente, no passado onde a internet era mais acessada apenas em locais como Lan houses, as pessoas hoje em dia têm acesso à mesma em qualquer lugar e a qualquer momento, através de celulares, tablets, smartfones, entre outros aparelhos, que vem possibilitando uma maior comunicação.
Apesar das diversas vantagens que a internet possibilita, se não usada de forma moderada e consciente, pode prejudicar e trazer riscos a quem a utiliza. Pessoas são enganadas, por não conhecerem com quem estão se comunicando em salas de bate papo, por exemplo, outros muitos ficam viciados no mundo virtual e esquecem de que tem uma vida fora das redes sociais. Crianças podem acabam tendo acesso a sites pornográficos e até mesmo ser aliciados por adultos e ainda existem pessoas que perderam a capacidade de comunicar-se pessoalmente com a família e amigos, por acabarem passando mais tempo navegando na internet do que vivendo verdadeiramente.
A internet é um mundo cheio de ofertas; umas benéficas e outras perigosas, é uma linha tênue, cabe a cada um decidir o que aceitar. É necessário saber o que fazer, quando fazer e por quanto tempo fazer, para utilizá-la de forma a trazer benefícios para quem usufrui da rede.

- Nayara Ranyelle da Silva ( Aluna do Curso de Tratoristas - PRONATEC)


Nenhum comentário: