domingo, 28 de setembro de 2014

UMA FÁBULA PARA PENSAR


A estudante de Língua Portuguesa Nayara Ranyelle da Silva, produziu uma belíssima fabula que nos mostra uma grande lição. A fábula é um gênero narrativo, de caráter moral, cujos papéis principais são desenvolvidos por personificações de animais, objetos ou mitos. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolvem, procurando transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais nas fábulas, tornam-se exemplos para os seres humanos.

                              A gata e o cachorro

Certo homem morava em uma velha casinha no meio de uma floresta há muitos anos, tinha como melhor amigo e companheiro de grande jornada um cachorro e uma gata muito preguiçosa. Todos os dias o cachorro saia para caçar, enquanto a gata passava o dia lambendo os pelos e dormindo. O cachorro nunca se incomodou com essa situação, até que um belo dia o cachorro saiu para caçar e encontrou com uma cobra que lhe disse:
- Você é muito besta. Todos os dias trabalha para sustentar essa gata que não faz nada, ela deve rir de você.
O cachorro não se importou com o que a cobra disse e continuou a sua caça. Quando avistou sua caça, um coelho correu em sua direção e o pegou. Ao chegar na casa entregou ao dono, que o preparou para o jantar. A cobra mais uma vez foi ao encontro do cachorro e lhe disse:
-Você está vendo mais uma vez você trouxe comida pra casa, a gata só dormiu, é a primeira a comer e sempre tem o melhor pedaço. O seu dono gosta mais dela do que de você.
O cachorro ficou com as palavras da cobra na cabeça, e começou a procurar uma forma de mandar a gata embora. No meio da noite quando todos dormiam, o cão foi até a gata e disse:
-Preciso que você venha comigo rápido.
A gata depois de muita insistência do cachorro foi com ele. Eles andaram, andaram, andaram, até que muito distante o cachorro fugiu e a deixando-a sozinha na mata.
Ao chegar na casa, já pela manhã o homem já acordado procurava pela gata, desesperadamente, o cachorro que acabara de chegar, concluiu que realmente a cobra estava certa, o homem gostava mais da gata do que dele, que todos os dias o servia fielmente. Indignado e pronto para ir embora, o cão encontra com um pássaro que lhe disse:
- Você não tem vergonha, deixou a pobre gata no meio do mato por ciúmes.
O cachorro respondeu:
- Sirvo a esse homem fielmente há muitos anos e ele gosta mais de uma gata que só dorme.
O pássaro então resolveu contar-lhe uma história:
- Há muito tempo atrás quando você era só um cachorrinho recém-nascido, o homem o encontrou na mata, abandonado, te pegou e levou você para casa. Você não comia nada do que o homem tentava lhe dar. Você já estava muito fraco e quase morrendo, quando uma gata que amamenta os filhotinhos começou a amamenta-lo também, e assim você sobreviveu. Depois de alguns dias uma onça comeu os gatinhos e a gata desde então ficou muito triste, e passou o resto da vida apenas dormindo e acordando só pra comer. O homem com muita pena da gata e muito grato a ela por ter salvado a vida do seu melhor amigo sempre lhe dar a melhor parte da sua comida.
O cachorro com os olhos cheios de lágrimas correu desesperadamente para tentar achar a gata e não descansou até encontrá-la. Levou-a de volta para casa, depois desse dia passou a admirá-la e a tentar fazer seus dias mais felizes.


- Nayara Ranyelle da Silva

Nenhum comentário: