quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A compaixão é a virtude essencial para o ser humano viver em paz?

Alunos Técnicos em Agropecuária expressam algumas definições do que seria compaixão. Com base no texto lido abaixo, para retirada de suas próprias opiniões sobre o assunto. Abordado pelo ponto de vista do filósofo  Friedrich Nietzsche e a descrição do dicionário, eles responderam aos questionamentos da atividade em sala e produziram diferentes textos. 





A Compaixão

Sentimento de pesar que nos causam os males alheios, bem como uma vontade de ajudar o próximo. Um sentimento de simpatia ou de piedade para com o sofrimento alheio, associado a vontade ou ao desejo de auxiliar de alguma forma, como exemplo: doar dinheiro para campanhas humanitárias é uma atitude que envolve muita compaixão.

A única atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão por tudo quanto não é ele próprio. Não que essa atitude tenha o mínimo cunho de justa e verdadeira; mas que seja tão invejável que é preciso tê-la.


 Trabalho do aluno - Mario Cesar da Turma 4206 (técnicos em agropecuária)


Um ato de Ajudar  
                                     
Para mim a compaixão não é só o ato de você ajudar o próximo com favores, é todo o ato que você faz de coração e vontade para o próximo. Colocando -se no lugar do outro que está passando por dificuldades, e colaborando com esta, fazendo o que for possível fazer por ela.
Ter compaixão significa colocar-se incondicionalmente ao lado do outro, sem qualquer tipo de julgamento quanto à situação que ele esteja. E sem nenhuma outra intensão que não seja aliviar a situação do outro em questão. 
Isso exige que nos coloquemos na situação e que nos ofertemos, dar algo de nós mesmos, para proporcionarmos a solução pessoas e sermos parte dela e não parte do problema. Muitas pessoas acham que só porque ajudaram uma pessoa uma vez exerceram a compaixão e se vangloriam disto. Compaixão é o tipo de ato que a pessoa realiza as vezes sem nem mesmo perceber que está fazendo.
Então, compaixão não escolhe cor, língua e nem raça, é um ato de você sentir o que outro sente e focar –se na ajuda, no que você pode fazer pelo outro.

- João Victor de Resende  Turma: 4105



Compaixão essência espiritual
Compaixão é a verdadeira essência de uma vida espiritual e a prática central daqueles que devotaram suas vidas para alcançar a iluminação. A raiz das Três Jóias Supremas – Buda, Darma e Sanga.  É a raiz de Buda, porque todos os Budas nascem da compaixão; A raiz do Darma, porque os Budas dão ensinamentos motivados unicamente por compaixão; e a raiz da Sanga, porque é ouvindo e praticando os ensinamentos de Darma, os quais são dados por compaixão, que nos tornaremos membros da Sanga, ou Seres Superiores. Mas, o que é exatamente compaixão? Compaixão é uma mente que, com a motivação de apreciar todos os seres vivos, deseja libertá-los do seu sofrimento.
Às vezes, desejamos que alguém se livre do sofrimento por razões egoístas, e isso é bastante comum nas relações que se fundamentam principalmente no apego. Se nosso amigo estiver doente ou deprimido, poderemos desejar que se recupere depressa para desfrutarmos novamente da sua companhia; mas esse desejo é basicamente autocentrado, não é verdadeira compaixão. A verdadeira compaixão baseia-se, necessariamente, na motivação de apreciar os outros.
- Janaine Santos Amorim.   Turma: 4206

Com Paixão

A compaixão pode existir entre amigos, colegas, familiares, para com os animais dentre outas pessoas e de diversas formas. Apesar de ser algo que não se ver mais na verdade, se demostra. Sendo este uma união de sentimentos expressados por alguém para alguém. Com o passar do tempo tal sentimento tem perdido simplesmente seu valor.
No mundo capitalista que vivemos, as pessoas se importam apenas em si próprias, no qual o dinheiro e suas vontades predominam sobre as pessoas. O ser melhor que os outros, fazem-nas esquecer de que são pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença, um simples bom dia ou um tudo bem já basta, para transformar um ambiente e melhorar os comportamentos ou atitudes das pessoas ao redor. O ego nos conduz ao pensamento que nunca precisaremos de ninguém, que podemos viver em sociedade e ainda assim viver cada um por si e para si, por isso não liga – se para o próximo.
 A compaixão é uma virtude essencial para o ser humano viver em paz, deixando de longe a violência e destruição, ela alimenta a bondade do espirito  aumentando a convivência e confiança entre as pessoas.
- Bruna Luiza.    Turma: T.4206

Um comentário:

Unknown disse...

A compaixão é um sentimento tão complexo. Amei essa atividade!