segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Do texto: Árvores das novas revelações

Quanto ao desafio de ser um leitor os alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano Zona Rural revelam a importância e a abrangência, de ter um olhar de leitura,  tão presente em nossas percepções, presentes em nossa vida que  modificam o ambiente ao nosso redor. Baseado no texto árvore das revelações os alunos com suas distintas opiniões relatam que ser um leitor vai muito mais além do texto.

Janelas da Leitura

A partir do momento que acordamos, começamos a ler mesmo sem querer. Quando abrimos a janela e olhamos o céu claro e azul, percebermos o sol brilhando lá fora logo interpretamos que o dia será ensolarado, quando nublado deduzimos que poderá ter ocorrência de chuva.
Nossos olhos são as janelas da leitura, nossa mente a porta de entrada que dá acesso a sabedoria, aprendizado e inteligência. Sou leitora pois através dos meus olhos consigo captar e ler tudo ao meu redor. Ler nos torna sábios e informados, ajuda a crescer cada vez mais melhores a cada dia.

- Sheila Emanuela Marques. Turma: 3221

A busca para ser um leitor

Eu sou uma pessoa que está na busca de ser uma boa leitora. Para ler bons livros e historias, pois da vida eu já sou leitor.
Sempre gostei de ver filmes de fatos reais e ouvir histórias que relatam a vida como ela é, valorizando-a, observar a natureza, obras de arte, fotografias com pessoas e paisagens de lugares. Para entender o que estas coisas me ensinam e analisar quais mensagens elas nos trazem, tirando as próprias conclusões. Na vida devemos ser leitores para tudo, estamos aqui para aprender e tirar lições sobre o que a mesma nos ensina, sendo autores de nossas próprias histórias e leitores de nosso mundo.

- Marta Damasleno Brandão. Turma: 3221

Versatilidade da leitura

Hoje existem vários caminhos para nos tornamos leitores, não apenas pelos livros que guardamos em nossas casas ou pegos em uma prateleira, também temos acesso a outras formas como: filmes, televisão, a internet e a livros online.
Com tantas fontes de informação me considero uma leitora, fazendo uso desses instrumentos facilitadores, não apenas para mim também para todos os que ainda tem dificuldade de abrir um livro e ler todas as páginas até o final
com a devida concentração. Todos estes recursos ao meu ver possibilita uma visão atualizada. Vendo filmes que misturam a ficção com realidade, solto a minha imaginação, ainda mantendo meu senso crítico com a leitura de jornais e sites de notícias.
Entretanto não considero o livro dispensável, o considero muito importante, apesar de ter uma grande dificuldade para esse tipo de leitura, que me falta o habito.

- Bruna da Silva Souza. Turma: 3221

Nenhum comentário: