terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Inclusão Social Educacional

 Falando de Inclusão

Falar de inclusão social educacional é falar de inclusão social, ou seja o processo que torna a sociedade mais humana, nos diferentes aspectos da vida, seja eles econômicos, culturais, políticos, físicos e todos os demais.
Assim a inclusão social se apresenta como um processo inserção de todos os grupos que compõe a sociedade principalmente os abastados historicamente, que tem se dado no ambiente escolar na forma de medidas públicas e privadas no processo de escolarização dos segmentos humanos com ênfase na infância e juventude atual. A inclusão educacional é uma inovação, possuindo uma grande abrangência, que tem sido distorcida pelos segmentos sociais.  É uma constante luta pela inclusão, na implantação de perspectiva para pessoas com deficiências, na melhoria da qualidade do ensino nas escolas para atender as necessidades dadas a cada aluno e de acordo com suas especialidades, se não houver o conceito de educação especializada não existirá verdadeira inclusão. A priorização da qualidade no ensino regular precisa ser assumindo pelos educadores e pela sociedade de modo geral, de forma que venha a amparar os alunos. Preparando- os para o futuro, valorizando a diversidade em todos os aspectos da vida.
O compromisso das escolas é um fator determinante para o desenvolvimento socioeconômico, como também do governo e da sociedade. Para isso é preciso efetuar parcerias abrindo espaço para a cooperação, para o diálogo, para a criatividade e solidariedade. Contribuindo para erradicação da ampla desigualdade e injustiça de nosso país.

- Nadine Raissa. Turma: VE 08

Nenhum comentário: