terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Devastação da Caatinga

Cientes da nossa realidade estudantes Técnicos em agropecuária do Instituto Federal do Sertão Pernambucano produzem um texto falando sobre um dos biomas mais ameaçados do planeta.  Consequência do desmatamento para agricultura, crescimento urbano e rural, produção energética, queimadas, poluição dos rios entre outros. Mostrando que a caatinga agora mais do que nunca precisa ser respeitada, conservada e protegida. Os estudantes Técnicos também apresentaram algumas alternativas que poderiam ser aplicadas no Vale do São Francisco para ajudar esse meio ambiente fragilizado.   

Bioma Caatinga

Atualmente as devastações do bioma caatinga vem aumentando de acordo com o crescimento populacional e agrícola.  Como consequência o aceleramento contribui para desertificação e extinção de espécies da flora e fauna. Os resíduos de agrotóxicos e outros produtos químicos despejados em águas correntes que prejudica a saúde humana.
Com as devastações o bioma caatinga está cada dia mais prejudicado, existindo apenas 11% de sua preservação decorrentes das queimadas e desmatamentos para a implantação de habitações, agrícola e pecuária. Lembrando que como consequência existem espécies em alto risco de extinção alguns exemplos são: a aroeira, umburana, de cambão, umbuzeiro, tatu bola, ararinha azul. O uso de agrotóxicos é prejudicial tanto diretamente ao ser humano, quanto indiretamente através do alimento que recebeu o produto. Além do descarte inadequado do produto que em contato com a água pode fluir em lagos, rios ou poços e logo em seguida vir a ser consumida.

Pode-se reconstituir a fauna e flora, através do plantio e da preservação das espécies naturais, e diminuindo a caça indiscriminada e o contrabando, com a inclusão de um projeto para recolhimento correto das embalagens de agrotóxicos, tubulações para o escoamento dos excessos do produto para um lugar adequado.

Alunos: Brunna Luiza, Josyely Bezerra, Mateus Henrique e Jaqueline Gomes.
Turma: T.4206

Um comentário:

Unknown disse...

Ótima crônica, Fala de uma realidade ! Precisamos de um projeto para recolhimento correto das embalagens de agrotóxicos, tubulações para o escoamento dos excessos do produto para um lugar adequado. Isso esta prejudicando a fauna e a flora !
Precisamos de conscientização...