terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ser Jovem

Os jovens do Instituto federal da T.4206 descrevem sua  compreensão e interpretação pessoal, sobre o que ser jovem nos dias atuais; seus comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares.



Vida de Jovem!


Ser jovem não é ter um mundo perfeito, na maioria das vezes é inconstante. Ser jovem é querer estar com os amigos e as vezes querer estar sozinho. Rir até a barriga doer, e chorar até pegar no sono.
Ser jovem é querer estar super produzida e em outros momentos largada, é não querer mostrar o corpo e nem exibir suas curvas, passar a tarde inteira no mundo virtual conversando com a galera ou mesmo passar uma tarde na casa da melhor amiga comendo baboseiras até passar mal, fofocando e tirando fotos. Ser jovem é usar o fone de ouvido e andar por ai como se não tivesse ninguém, dizer palavrões para dar para dar intensidade as conversas, também ser educado e dar bons conselhos com inflexão tão certa de que tudo neste mundo passa depressa e não tem a menor importância.
É poder usar óculos para combinar com aquela roupa, é dar valor aos “falsos amigos” e descobrir que não eram quem você pensava.  É ter o celular cheio de segredos e passar o tempo todo com ele grudado na mão ao lado da tomada, é acordar ao meio dia com rosto horrível de preguiça, ficar o dia inteiro de pijama sem nada para fazer.
Querer estar ser do sexto oposto, só para saber o que se passa na cabeça do outro, achar um homem feio na rua e dizer que é o namorado da amiga e achar muito chata a vizinha fofoqueira. Comer brigadeiro, fofocar, pensar na vida. É sentir- se eufórica ao passar em frente a vitrine de uma loja, falar inglês sem saber a tradução só pelo fato pelo fato de ter achado a palavra legal, fugir da chuva para não estragar o cabelo, chegar uma vez escondido por estar bêbado, interagir sobre um assunto que você não entende. Ser jovem é ficar surpresa com uma notícia que sua amiga lhe contou, andar durante a festa atrás daquele cara que você gosta, ter medo de baratas, permanecer apaixonada a um mês pelo cara que você encontrou uma vez. É observar as pessoas com um ar de mistério de quem nada ver, nada ouve, nada fala.
Ser jovem é adorar o impossível, detestar o impossível e viver o momento sem pensar nas consequências.

- Brunna Luiza e Jasyely Bezerra.  T.4206

A Vida e o Jovem


Ser jovem é ter força e autoconfiança para enfrentar qualquer obstáculo que a vida puser no caminho. É se sentir bonita naturalmente sem nenhuma maquiagem no rosto ou se sentir bem com qualquer roupa sem precisar seguir as tendências da moda, tendo a coragem e a criatividade de ter seu estilo próprio. É seguir a rotina, estar ligada nas redes sociais, ligar para as amigas e jogar conversa fora, cozinhar comidas diferentes na casa das amigas mesmo que se tornem um desastre, caminhar tranquila e devagar sem se preocupar com os olhares a sua volta. Escutar música, ter um vocabulário variado com palavras como: minha nossa, cara gato, caraca, boy magia. Usar acessórios como se eles fossem essenciais, porem deixando transparecer sua beleza sem qualquer deles; achar sentido em algo irrelevante mesmo que isto não signifique nada, ser paciente e bondoso e esquecer em alguns momentos as responsabilidades. Às vezes é também abrir mão de ser jovem para poder criar um filho inesperado porem não indesejado. É correr na chuva sem medo de adoecer, fazer no que der na telha, sair com os amigos tirando selfie por todo lugar, aproveitar o passageiro.
Se imprevisível, amar a vida de um jeito próprio, torna o impossível algo irrelevante, ter responsabilidade e mesmo assim saber que também é importante ser inconstante.

- Gabriela Cristina e Isabela Silva. T 4206


 Jovens


Ser jovem é viver momentos intensos da vida, compartilhar coisas boas e saber lida com as ruins. Curtir a vida sem se preocupar com o que os outros acham, fazer escolhas, lembrar de ser feliz.
Ser simples, bonita e natural; viver intensamente, escutar músicas pensando no amor perdido, tirar bom proveito de tudo: família, amigos, datas festivas;
Ir a uma igreja e orar, colocando Deus no centro de sua vida e permitir que ele lhe guie em suas escolhas; Ficar à beira da praia observando o mar, as ondas, sentindo a brisa doce e leve.  Interagir com outros jovens em redes sociais, festas, tirar fotos, ver nas pessoas as boas qualidades, se divertir com os amigos e fazer loucuras. Ser irresponsável e se arrepender, errar e se levantar, querer ser notado, descobrir que podemos ir além do pensamos.
Viver o impossível, acreditando que tudo é possível se você crer em Deus e que ele é poderoso para fazer muitas coisas em sua vida. Ser jovem é encontrar a felicidade nas coisas mais simples da vida.

- Jaqueline Alves e Alison Andrei. T 4105 e T4206 

Ser Jovem


Ser jovem é sorrir bastante, é viver a tarde inteira uma aventura extrema, ter os cabelos bagunçados ao vento depois de pilotar uma moto ou galopar no cavalo.
Passar um dia no apartamento dos amigos, Ficar de ressaca, relaxar e curtir preguiça, passear com o carro de som, conversar pelo watzap, sair arrumado e estudar.
Ser jovem é amanhecer cantando e anoitecer dançando, ser jovem é desfrutar do melhor que a vida tem a nos oferecer. 

- Antonio Hugo e Mario Cesar

Juventude


Ser jovem é rir das besteiras, um riso incontrolável. Andar maquiada e toda colorida, com os cabelos pranchados, se sentir bonita. Possuir sonhos e desejos, curtir uma noite inteira dançando, tomar banho de piscina um dia na casa de uma amiga, desfilar pelas ruas do bairro com um estilo ousado.
Ser jovem é poder usar um óculos “ray ban” para se sentir descolada, ter sempre a bolsa cheia de batons, makes e perfumes. Querer ser dono do próprio nariz ou achar tudo ao contrário, ser jovem é o auge do momento.

- Janaine Santos e Jaqueline Gomes. T4206

Geração Jovem atual


Ser jovem é viver em uma montanha russa de com altos e baixos, não deixar se abater nas horas ruins e se alegrar nos momentos felizes. Ser jovem nem sempre é estar perfeito com produtos de beleza e roupas de marca, é poder estar com os cabelos bagunçados e roupas simples. Poder assistir um filme no cinema, comer brigadeiro de panela, participar de festas e deixar o pais loucos de preocupação. Ser jovem é se aventurar, é querer sempre aprender algo novo, viver o momento, aproveitar a chuva, estar atualizado e conectado com o mundo, marcar saídas com os amigos. Ser jovem é adorar a vida e se contentar com o que tem.

- Igor Ribeiro e Leonardo Brito. T4206


O que é ser Jovem?


Ser jovem é namorar, se divertir, rir e aproveitar o dia, tomar banho de mar, sair com os amigos ou mesmo sozinho. Ficar em casa pensando na vida, admirar o tempo, o teto, qualquer coisa. É ainda chegar todo ensopado da chuva em casa e dizer para a mãe que veio andando devagar para se molhar mais, pagar vexame, ir a festas, ficar envergonhado, sentir tristeza, sentir-se confiante e animado, jogar vídeo game na casa de um amigo e conversar sobre festas, garotas, futebol entre tantos outros assuntos, entrar no salão de festas com um olhar fatal para as mulheres, provocar risos, se enturmar e fazer novas amizades, sentir-se imbatível, corajoso, forte.  A juventude parecer ser o momento que podemos tudo, tempos de ser dinâmico e diverso, não se preocupar com muitas coisas talvez por que valorizamos mais o tempo presente. 

- Clodoaldo, Alison Leite. T 4206

10 comentários:

Unknown disse...

Eu lie Alguns texto ser jovem na vedade ser jovem é isto mesmo é ser feliz e aproveita a vida enquanto é jovem!

Unknown disse...

isso mesmo ser jovem é tudo isso que foi citado

Unknown disse...

Adorei esse tema, pois é muito fácil falar sobre isso. Independente da idade, todos nós temos um jovem por dentro!

Unknown disse...

Foi um prazer trabalhar com esse tema. "Ser Jovem" é muito bom!

Unknown disse...

Ser jovem e aproveitar cada minuto,

jv disse...

Isso dai é que é ser jovem!

Janaine Santos disse...

Ser jovem é querer ser dono do próprio nariz ou achar tudo ao contrário, ser jovem é o auge do momento.

Fazer essa produção de texto foi ótimo!

Unknown disse...

Que Ótimas crônicas, relata a verdade, sobre oque é ser jovem !

Unknown disse...

NA verdade ser jovem é ser tudo o que esta nos textos e muito mais...

Unknown disse...

Ser jovem é viver sem ter medo dos desafios que estão a nossa frente!!!