quarta-feira, 4 de março de 2015

Cartas Mágicas

Palavra de Criança é o livro de Patricia Gebrim, da Editora Pensamento que nos convida a aprender um pouco com a nossa criança interior. Por meio de cartas coloridas, a turma 1157 de Agricultura do IF SERTÃO - Campus Zona Rural - elaborou reflexões sobre os sentimentos. Antes, porém, os alunos e alunas foram capazes de expressar o que a "criança interior" de cada sentiu ao receber uma carta mágica de alegria, prazer, raiva e muitos outras.  Leiam e compartilhem as emoções registradas.



CARINHO

Carinho é um jeito ou uma forma de como você trata ou demonstra coisas boas pra uma pessoa. Significa muito pra quem recebe ou percebe, o carinho que você tem por ele.
Devemos conviver com todos, nos tratar bem e respeitar aos outros sempre, principalmente que está mais próximo da gente. Isto serve para você e para as pessoas que lhe conhecem, que vão perceber o tamanho do carinho que você tem por eles e por sigo. Ser carinhoso até no seu jeito de ser e na maneira de se expressar que é bastante perceptivo pelas as outras pessoas que não o conhecem. É abraçar beijar e dizer que o ama. Assim o carinho é absorvido em forma de amor, gratidão ou solidariedade.


- Cicero Francisco. TURMA: 1157 TECNICOS EM AGRICULTURA


VERGONHA 

Vergonha é quando não aceitamos o que somos, e achar que as pessoas também não vão nos aceitar. Devemos respeitar nossas escolhas, ter mais respeito, carinho com o que escolhemos para que possamos ser quem realmente somos. Achei que esse tema foi adequado para mim, pois muitas vezes, quando algum professor faz perguntas na sala de aula tenho uma opinião na minha cabeça, que acabo não revelando por ter vergonha de responder. O tema me fez perceber que devo ter mais coragem e carinho comigo mesma, e respeitar minhas opiniões, aprender a se comunicar e não ter vergonha de ser quem eu sou. Porque na vida todos nós temos nossos defeitos e qualidades também. Independentemente de qualquer coisa devemos ser quem somos, e uma mensagem de reflexão dessas é só praticando que se aprende. Que a partir de hoje possamos pensar e agir de modo diferente, deixando essa vergonha de lado. 


“VIVENDO E NÃO TENDO VERGONHA DE SER FELIZ” 


- Mércia Ferreira de Souza   Turma: 1157 

PRAZER

O prazer é algo significativo, que reflete pensamentos positivos e negativos. É sentir a sensação estar bem com a vida, bem com nós mesmos. Fazer as coisas com prazer, traz alegrias para nosso dia-a-dia. Pode determinar seu humor e personalidade, torna as coisas mais significativas, desperta sentimentos. O prazer pode também vir em momentos estamos tristes, ele aparece para alegrar, tirar aquela chateação ou dor que incomoda tanto. Lembre-se sempre que o prazer é sentir suas atitudes na vida e senti-la intensamente, é poder estar com seus pais, filhos, amigos entre tantas outras pessoas importantes e momentos marcantes.


- Taise Raquele Soares.   Turma: 1157


                                            MEDO

Medo significa uma perturbação diante da ideia de se estar exposto a algum tipo de perigo, seja pode ser real, ou não. Na vida depois que certas coisas nos acontecem parece que ficamos no escuro, e preferimos ouvir somente o silêncio. Mais ai é onde o medo mais machuca, é no silêncio que se provoca solidão e insegurança.
Algumas vezes mesmo estando tudo bem pode nos chegar PENSAMENTOS NEGATIVOS, então o medo aparenta estar mais forte, principalmente quando a pessoa desiste de si mesma. Mas podemos superar o medo, começando a dar o primeiro passo para enfrenta-lo.

DA CARTA MÁGICA: “ Deixe seu medo conversar com você ”

- Jaíne Ferreira. Turma: 1157



           AMOR  

O amor é um sentimento de carinho e demonstrações de afeto, que tem a capacidade de demonstrar sentimentos entre seres humanos. Na vida o amor deve ser igual para todos, não importando o status de riqueza ou pobreza, se a pessoa é bonita ou feia, pois todos devem ser valorizados. O amor é um sentimento que nos faz feliz, que deve nos unir, nos ligar, nos ajudar a superar problemas sejam eles familiares, amorosos, na vida profissional, ou mesmo em pequenas brigas entre amigos. Somente o amor pode unir e fortalecer os laços afetivos. No entanto se não soubemos cuidar, controlar as nossas emoções, nos machucamos muito, outras vezes nos tornamos possessivos e acabamos destruindo, algo bonito e puro, fazendo pessoas a quem gostamos sofrerem. Criar expectativas demais pode gerar decepções.
“O amor não prende, ele liberta! Por isso Ame porque isto faz bem, não por esperar algo em troca, mais pelo sentimento de querer doar um pedacinho seu pra outas pessoas. Quem ama de verdade, sem apego, sem cobrança, conquista o carinho verdadeiro das pessoas.”  


- THAIS MATOS. TURMA: 1157

BOM HUMOR

Bom humor é uma característica ótima para uma pessoa. O assunto tem tudo a ver comigo, porque me considero super bem humorado, pois gosto de brincar e me divertir. Adoro fazer os outros também rirem.
E veio na hora certa, pois nesse período da minha vida estava perdendo de foco essa qualidade minha, talvez por causa da nova etapa que estou enfrentando em minha vida, de sair de casa com 17 anos para um lugar desconhecido, e longe de seus pais, amigos e família, você fica meio desanimado e triste. A mensagem que esse texto me passou foi que existem dificuldades na vida ou tristeza, mas você nunca pode deixar sua criança interior morrer dentro de você.

           - Wilson Da Silva Santos.  Turma: 1157

2 comentários:

Laura Dourado disse...

muito bom! esses textos que tem aqui no blog nos ajuda muito em nosso dia a dia.

Unknown disse...

Este texto de Wilson ele esta expressado o que ele esta sintido e o que ele e.