quinta-feira, 2 de abril de 2015

Benefícios da Leitura

Por que a sociedade atual sofre tanto com o sedentarismo literário? Que bens a leitura nos proporciona? Será mesmo, que ler livros atualmente se tornou apenas uma modinha passageira? Ler também traz saúde? Os jovens do Instituto Federal do Sertão Pernambucano especulam a respeito do assunto da Leitura e o Jovem,  que é algo tão próximo, tão real e tão presente na vida deles. Veja as opiniões que estes jovens relatam sobre a leitura;




Leitura é Prática


É de grande importância não só para os jovens, mas para todos principalmente durante a infância. Porque a criança já é educada despertando a vontade de ler e esse hábito pode ser alimentado até sua maturidade. Hoje em dia, vemos o quão importante é a leitura, pois, ajuda para falarmos de maneira correta, escrever de maneira correta, entender um contexto, aprender, se expressar e entender melhor as situações e aos outras pessoas. Por isso, que é tão difícil para os jovens conseguirem fazer uma redação, ou interpretarem uma questão. “Existe uma carência da leitura que aprofunda o aprendizado, e isso é ruim, principalmente quando vão fazer o Enem ou um concurso.” Mas, o que dificulta esses jovens para terem o hábito da leitura? Muitas são as razões, mas falando com relação ao Brasil, “
“Infelizmente é típico e quase cultural o brasileiro não gostar de ler, isso porque o Brasil é um país muito liberal e precisa melhorar muito na questão da Educação, pois, ainda não se investe muito na educação. Além disso, outros fatores influenciam os jovens: internet, vídeo game, festas, bebidas, drogas etc.”
Então, tudo isso são pontos negativos, mas o principal é a internet, onde a medida que a tecnologia foi aumentando, foi consumindo mais o tempo das pessoas. O importante é saber equilibrar, a internet facilita muito nossa vida, é verdade, no entanto precisamos criar o hábito de ler. É importante porque se trata de algo que levamos conosco para toda nossa vida, da escola até o trabalho, mesmo depois de formados. “Assim sendo, para criarmos o costume até virar um habito é preciso fazer uma programação para lermos todos os dias ou seja se organizar, nem que seja por dez minutos, porque aos poucos esse tempo vai aumentando pois vamos tomando gosto e logo estaremos lendo cada vez mais,” então veremos os benefícios refletidos no nosso cotidiano e entenderemos realmente importância de ler, pois a leitura se tornará prática.

- Marta Damasceno Brandão – Agroindústria – Turma 3221


Sedentarismo Literário


É muito intrigante discutir sobre o uso da tecnologia exagerada pelos os jovens, e a pouca atenção que mesmo eu e eles dão os livros e ao habito de ler. Essa falta de hábito tem contribuído muito para uma juventude distraída, sendo assim mal informada e tão distante dos problemas sociais. “A internet é o principal motivo da distração dos jovens, pois oferece muita informação, tanto boa quanto ruim, mas falha na questão da escrita”, muito difícil você ver um jovem que escreva corretamente hoje. Precisamos reconhecer que a leitura é muito importante para o conhecimento humano, e nos esforçar para testar e aprimorar o nosso raciocínio, além de aprender sobre a realidade em que vivemos.  Temos que largar a preguiça de lado e levar mais a sério as coisas que são importantes para o nosso futuro como um todo não apenas profissional, é pra vida inteira.

Nome: Mª Das Dôres Ferreira da Silva
Curso: Agroindústria/3221


Leitura X Internet

Atualmente muito tem se discutido sobre o fato dos jovens estarem usando de forma exagerada a tecnologia, deixando de lado o hábito da leitura. A internet é uma ferramenta que possui muita informação, porém é mau utilizada, está afetando a escrita e a leitura dos jovens já que gastam muito tempo em redes sociais por exemplo. Principalmente esse apego a celulares, tabletes e tudo que envolve tecnologia consome um tempo exagerado que poderia ser gasto lendo um bom livro, pesquisando informações para o crescimento intelectual dos jovens ou seja que poderiam estar procurando um meio de apreender mais, só que ao invés disso infelizmente a  internet têm feito o oposto, vem contribuindo para a formação de uma juventude mal informada e mal alfabetizada, que não quer se dar ao trabalho ou esforço de procurar e conquistar coisas essenciais para sua vida e para seu conhecimento.  “Os estudos devem ultrapassar as paredes das escolas e universidades.” Os jovens precisam ler mais, pois só assim serão bons profissionais capacitados e dotados de boas informações. Ler é uma forma de aprender e se atualizar a cada dia. Ler por prazer, simplesmente por que gostamos é algo que precisamos nos dedicar cada dia mais.

- Sheila Marques. T.3221


Dinamizar o Raciocínio e a Interpretação

A leitura é primordial para o conhecimento e para desenvolvimento do raciocínio. Para aprender sobre a realidade em que vivemos, evitar cair no mundo da criminalidade como é o caso de muitos jovens que não tem acesso ao conhecimento. Ler sempre foi importante, ainda mais hoje dia. Tudo se modifica muito rápido, que exige de estejamos sempre atualizados e preparados para solucionar os problemas do dia a dia. “Apesar de tanta tecnologia os jovens se esquecem dos livros e assim perdem aquilo que os fariam pensadores, deixam de desenvolverem seu senso crítico e serem verdadeiros apreciadores do que é belo. A internet é uma faca de dois gumes, pois fornece muitas informações mas deseduca no quesito escrita.”
É difícil você ver um jovem escrever corretamente hoje, aliás, é difícil você entender o que eles querem dizer quando falam ou escrevem. É muito triste, nada como se entregar a um bom livro, ali você viaja, cria paisagens, dar vida e alma aos personagens da história, enfim, ler é tudo de bom. Para enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. É essencial para qualquer pessoa que queira ter uma boa formação. “Atualmente, esse desapego dos jovens pela leitura tem contribuído para uma juventude pobre de conhecimento, pouco politizada, com senso crítico medíocre, mal informada e distante dos problemas sociais.”

- Maria das Graças Sena dos Santos
Curso: Agroindústria/3221


 Jovens Atentos

Atualmente muitas pessoas discutem sobre o uso exagerado das novas tecnologias pelos jovens e a pouca atenção que eles dão aos livros e o hábito da leitura. Hoje existem uma enorme quantidade de jovens que não tiveram ou não tem oportunidade de ir à escola ou até mesmo por vontade própria. 
Antes destes aplicativos digitais chegarem, estes que os auxiliam em tudo, que lhes dão acesso a informação sem precisar ler ou pesquisar em livros, revistas, entre outros; os jovens se dedicavam a leitura um pouco mais do que os atuais.”Se houver um controle maior desses meios, eles terão outras curiosidades para saber o que acontecem no mundo. O pais sentem a falta daqueles jovens atentos que utilizavam a arte, músicas, a poesia, para protestar, por exemplo contra a ditadura militar. É preciso que estes pais controlem o tempo que seus filhos passam em frente do computador e nos vídeos games, para que eles também tenham tempo para dedicar-se a leitura de bons livros. O poder público também poderia ajudar agindo em ação com outros países no controle do uso das novas tecnologias. Acho que assim o Brasil terá uma juventude leitora.  


- SOLANGE BARROSO ROCHA Turma : 3221



Por que a leitura é tão importante?

A leitura amplia o conhecimento sobre o próprio conhecimento de diversas maneiras, ela aperfeiçoa e aguça o homem a descobrir, melhorar ou modificar as coisas e pensamentos a sua volta, sempre se adaptando à procura de novos objetivos, sobre novos horizontes. A pessoa que ler além de se tornar uma pessoa culta, irá perceber a variação que existe nas diferentes culturas, podendo compreender melhor o outro quando passamos a conhecer, a história e a própria vida que o cerca.
O conhecimento ajuda a melhorar a escrita, o vocabulário, a reflexão, e terá, mas facilidade ao desenvolver um texto, “a leitura não é só aprendizagem é um mundo de sonhos que pode ser imaginado.”  Hoje em dia além dos livros, tem os aplicativos para computador, tablet, celular, não há desculpas para não praticar a leitura, nos tempos tão modernos como hoje, fora que é essencial em tudo o que fazemos.

Curso: agroindústria Turma: 3221
 - Rose Paula de Araujo Ferreira

2 comentários:

Profª. Antonise Coelho disse...

Gostar de ler e escrever em nosso País ainda não faz parte da vida do aluno, mas eu tenho fé, acredito que as atividades pedagógicas irão incentivar mais os meus alunos e minhas alunas. Parabéns para todos aqueles que colocam fé na prática de leitura como elemento para a felicidade da alma.
Professora Antonise

Unknown disse...

Ótimo Trabalho , Parabéns !