quinta-feira, 30 de julho de 2015

" Eu não estava mais amaldiçoada a deveres e correções gramaticais. Queria escrever, também."

Conhecer o Câmpus Petrolina Zona Rural com a turma VE 09 - 2015
 CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM VITICULTURA E ENOLOGIA 


A docência proporciona momentos cativantes, para se recordar. Nesse último semestre, num sábado de aulas, no IF SERTÃO PE, guardei os instantes registrados em minha mente e na lente da câmera digital ao lado dos meus alunos. Aprendi que os diálogos podem ser eternizados na convivência com jovens que sonham, amam, mas sofrem com problemas familiares, e dificuldades do cotidiano, inclusive no trajeto para a Instituição que fica localizada a 25 km do centro da cidade.
Talvez, caberia melhor ao artista plástico, registrar as imagens obtidas naquela manhã radiante, com seus pincéis coloridos da vida ou mesmo para um poeta inundar os diários com palavras metafóricas. Como professora, basta o encantamento da companhia daqueles alunos e alunas do curso Superior em Enologia.  O interesse e o sorriso demonstrados. E depois, quando li os textos de alguns, verifiquei que o mais significativo não era buscar erros nas correções, porém perceber as observações que os levaram a pensar e a escrever.
Eu não estava mais amaldiçoada a deveres e correções gramaticais. Quis escrever também. Meu interesse com a produção de textos, daquela manhã de sábado, quando fomos conhecer o Câmpus Petrolina Zona Rural  foi reconhecer que os processos de leitura do mundo e a escrita só acontecem, de fato, quando oferecemos o motivo, a necessidade dos temas suscitados. E o deleite da escrita acontece desenfreadamente, aprofundando o autoconhecimento e o aprender.  
 A empolgação e participação dos alunos e alunas permitiram que aquela caminhada se tornasse mais propícia aos objetivos de observação e escrita individual no término da atividade. Inesquecíveis as impressões, o carinho, o barulho silencioso do grupo. Fiquei estimulada e enriquecida.  Professora Antonise Aquino. 30 de julho, 2015.









Profº Fernando Medina e demais alunos de Veterinária da Univasf e de Zootecnia do Câmpus

Atividade de Inseminação Artificial realizada por alunos e Professores de Zootecnia





2 comentários:

Bruna Silva disse...

Foi muito bom conhecer o Câmpus Petrolina Zona Rural com os colegas da turma e com a professora, foi uma manhã bastante proveitosa!

Unknown disse...

O Campus é muito belo e nos encanta bastante