segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Conhecendo melhor o Câmpus do IF- Sertão Petrolina Zona Rural - Atividade de Produção Textual - ENOLOGIA VE 09

Estudantes Iniciantes de Viticultura e Enologia - VE 09 participam de um Tour para conhecer o Instituto Federal do Sertão Pernambucano Câmpus Zona Rural. Uma aula de Sábado dinâmica e divertida para compartilhar conhecimentos por meio de produção textual e da descrição da experiência de aprendizado. 

Um Sábado Especial

A professora Antonise proporcionou uma aula diferente durante uma manhã de sábado, a qual seria um piquenique ao ar livre da Instituição com a turma VE 09 de Enologia. Além da possibilidade do contato com o meio ambiente, podemos conhecer um pouco mais do espaço físico.
Durante o trajeto houve o contato direto com meio ambiente em que senti o ar livre, ouvir o som dos pássaros e as imagens maravilhosas da paisagem natural que me dava motivação e curiosidade de ir além. Ao visitar a pocilga, nos surpreendemos com os suínos gigantescos, adiante um cenário maravilhoso e admirável no qual paramos pra de fato nos deliciarmos com o café da manhã, com varias delícias.
Finalizamos o piquenique com um belo texto de reflexão “A Pipoca” de Rubem Alves, me fez refletir que as transformações e os obstáculos são necessários para torna-se uma pessoa melhor a cada dia. Vale ressaltar que esse Passeio nos proporcionou momentos bastantes agradáveis e inesquecíveis.

Maria Jardilene Rodrigues Alves Turma: VE 09

Petrolina, 06 de junho de 2015.


Um dia de sábado...


Hoje poderia ser mais um dia comum...um dia em que eu pudesse me afundar no poço da minha solidão e de afogar-me na minha tristeza, ficando a pensar nos porquês dos problemas, nos porquês de tantos acontecimentos ruins na minha vida. Contudo, hoje foi um dia bem diferente; foi um dia em que pude “olhar e enxergar” de forma minuciosa e nunca observada antes, a beleza das simples coisas que estavam ao meu redor, bem como pude perceber pessoas com as quais convivo todos os dias, mas que só hoje fui ter uma boa e descontraída conversa, podendo perceber que ali poderia nascer uma boa amizade.
Então me questionei: Se a vida é tão simples, e é na simplicidade das coisas que podemos encontrar a felicidade, para quê se martirizar com os problemas, para quê? se o tempo se encarrega de colocar tudo no seu devido lugar?!
E foi esse dia seis de junho de 2015, foi o contato com a natureza, com o sol, o vento, a vegetação, o som dos pássaros e o momento de descontração com os amigos que me permitiu perceber muitas coisas, bem como esquecer os problemas, as decepções, enfim, me fez lembrar que o amanhã pode ser um dia melhor, e que não há nenhuma dor que não cure com o tempo...
Hoje poderia ter sido só mais um dia...mas o contato com as coisas e pessoas enviadas por Deus fizeram desse dia um dia único e melhor...um dia de um café da manhã diferente, um dia de conversas e de muito aprendizado.

-  Islaine Santos Silva. VE09 


O que esperar de um passeio pelo campus do IF-sertão?


Pois bem, hoje 06 de junho de 2015, a turma de Viticultura e Enologia da qual faço parte, foi convidada pela professora Antonise para um passeio pelo campus da nossa instituição. Mais o que esperar de um passeio pelo campus do IF – sertão? Com essa duvida parti em direção ao campo. No inicio, parecia ser apenas um dia comum, uma aula comum! No entanto, durante o trajeto fomos descobrindo como é importante ter esse tipo de experiência, o contato com a natureza nos transforma, acalma e enriquece. Descobrimos também, como o nosso campus é extenso, pomares e parreirais destacam-se na paisagem. Além disso, ao caminhar pelas trilhas percebemos os sons dos pássaros, conhecemos árvores nativas e nos permitimos a refletir sobre o momento, sobre a vida. Ainda durante o roteiro, tive a oportunidade de ter uma maior aproximação com meus colegas de sala, boas amizades se consolidando. Em um determinado momento, paramos para lanchar e ler um texto reflexivo, tudo orientado pela professora. Após o momento de descanso e aprendizagem, seguimos nosso percurso. Voltando para a instituição, o último local por onde passamos e não poderia ser diferente foi o parreiral de uva de vinho, matéria prima do nosso futuro trabalho e degustamos a variedade de uva tinta sirah. Ao fim do passeio cheguei à conclusão que todos os alunos do IF-Sertão deveriam ter essa experiência, um passeio pelo campus pode possibilitar momentos incríveis. Agradeço imensamente a professora Antonise por nos possibilitar esse dia inesquecível.

- LUCAS DA SILVA BRITO TURMA: VE09


Passeio ao campo

No dia 06/06/2015, tudo começou diferente no meu dia, a incerteza de ir a faculdade, pois era um sábado, e a aula era um passeio ao campo, tenho muita preguiça de andar, então cheguei a pensar varias vezes em ir ou não, mas no final de tudo decidir ir. A ida a faculdade foi uma maravilha, a aula, foi a aula diferente, um passeio pela faculdade com a turma VE09 juntamente com a professora de redação cientifica, apreciando uma natureza incrível, inspirando e respirando um ar agradável.
O caminho que percorremos foi um pouco longo, mais bastante proveitoso, ao andar, apreciar a natureza e conhecer coisas novas, isso nos traz uma energia positiva para o nosso corpo e espirito, após conhecermos caminhos, dar uma olhada do morro, passar pela bovina, suíno, piscicultura, nada melhor do que aquela parada para tomar uma água e fazer um lanche embaixo de uma bela sombra, onde todos acomodaram-se, lanchamos, brincamos, conversamos, e o melhor de tudo alguns minutos de silencio, onde eu pude apreciar a natureza com mais tranquilidade, ouvindo o canto dos pássaros, o ranco do motor, sentindo o vento no rosto e admirando o balanço das arvores com o vento, nada melhor do que tudo isso para trazer a paz interior, paz esta que perdemos com a rotina do dia a dia, os estresse cotidiano. Por muitas vezes deixamos as coisas simples, e deixamos nos levar pelas mesmices.
Após toda a reflexão, nada melhor do que uma boa leitura para continuarmos reflexíveis, não podemos ser milho pirrá, difícil de estourar, ou seja, duros diante das situações achar que nossa opinião é tudo, devemos ser milhos transformados em flores, flexíveis e sensível.

- Anatália Cardoso.  VE09



Conhecendo o Campus 

Bem, no dia 06/06/15 um belo de um sábado que ia ter que pegar carona para chegar na faculdade não me animava, mas fui mesmo assim a sim. Foi uma aula muito a proveitosa, cheguei em casa mais leve porque desabafei com uma amiga minha tudo o que me incomodava e isso pra mim foi libertador.
Conhecemos o campus e tudo que eles no da para aproveitar de tudo conhecemos um pouco, suína, bovina, piscicultura, a natureza que o IF nos permite aproveitar.
Tivemos um belo de um lanche muito farto, em um lugar onde pude para e refletir sobre muita coisa que mudou em minha vida e como Deus é generoso comigo e tem horas que nem mereço. Nesse lugar percebi que dias difíceis que vivi, perdas que tive tinha apenas um significado me levar a um lugar onde não imaginaria estar e com pessoas que jamais pensei em conhecer. Minha vida mudou muito depois que comecei a cursa Enologia anda mais agitada, corrida porém estou muito feliz. Sei que Deus tem um futuro grandioso pra mim e não vou decepcioná-lo.

- Laise Ferreira VE 09

Passeio turístico no If sertão com a Turma VE09


Em pleno sabadão com clima as vezes nublado as vezes ensolarado iniciamos o nosso passeio tendo como guia o colega Joel, que nos guiou a vários lugares, logo no início a uma casa no alto do morro onde à enormes pedras com uma bela visão do “if sertão”,onde tiramos várias fotos e ao redor dessa casa a várias árvores frutíferas, onde o colega Geilson encontrou uma bola e por alguns minutos batemos uma bolinha.Depois seguimos enfrente descendo a ladeira por uma estrada estreita cercada de caatinga em alguns pontos seca e outros pontos a caatinga estava verde devido a vazamento, e a professora sempre fazia uma parada para tirarmos umas fotos.
A segunda parada Joel nos levou ao suinocultura onde nessa estrada a vários pé de hortelãs, e muitos capim pra os animais ai chegamos na pocilga, onde a vários leitões, em seguida mias a frente passamos pelos tanques do criatório de peixe, e mais a frente chegamos ao nosso destino uma casa próxima ao canal com um pé de umbuzeiro, cajueiro e coqueiros então colocamos a toalha no chão pois cada aluno levou um lanche para fazermos um piquenique depois de fazermos uma boquinha a professora nos deu um texto bem legal, de “Rubem Alves”,Milho de Pipoca”,“como dou ênfase a um paragrafo do texto ”, “O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer. Pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transforma em outra coisa. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre”.
Depois dessa reflexão, iniciamos a volta pra if, então retornemos pela a estrada do canal e o sol resolveu sair de vez, então apressamos os passos e deu tempo pra ver até aluguns alunos de zootecnia recolherem o semêm das ovelhas para ensiminação artificial e continuamos acaminhada de volta ao if , e por fim passamos pelas areas de plantio de uva de vinho, e foi uma otima atividade com pessoas bem agradaveis tudo fica muito bom, obrigado professora por nos proporssionar isto.

- Igor Ramon Pereira. VE09


NO DIA 06 JUNHO DE 2015,

FIZEMOS UM MARAVILHOSO PASSEIO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PETROLINA. ONDE O VERDE DAS PLANTAS COM A TERRA APARENTEMENTE COM ÍNDECES DE SECA, O CÉU SEM MUITAS NUVENS E SEM RISCO DE CHUVA. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES DO SERTÃO PERNAMBUCANO AJUDARAM A ABRILHANTAR AINDA MAIS A NOSSA CAMINHADA.
LOGO NO INÍCIO, AS ESTRADAS ESTREITAS E LONGAS COM ALGUMAS PLANTAS TÍPICAS DA REGIÃO APERFEIÇOARAM AQUELE BELO CENÁRIO. DURANTE O PERCURSO MAIS ESPERADO DA SEMANA, OBSERVEI O CLIMA, A VEGETAÇÃO, O AR, OS SONS DOS PÁSSAROS QUE NOS ACOMPANHAVAM A TODO O MOMENTO.
UM POUCO MAIS ADIANTE VISITAMOS A POCILGA A “CASA DOS PORCOS” INTERESSANTE LUGAR, TINHA CADA PORCO MAIOR QUE O OUTRO. DURANTE O PASSEIO PASSAMOS POR LUGARES SIMPLES, MAS QUE NOS PROPORCIONOU MOMENTOS INESQUECÍVEIS, COMO A PASSAGEM NAS PEDRAS, QUE VIMOS BOA PARTE DA VEGETAÇÃO DA ZONA RURAL DO “ALTO”.
MESMO COM A PRESENÇA DE UM SOL FORTE E CLIMA SECO, NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE VIVENCIAR AQUELE BELO PASSEIO. VIVO EM UMA CIDADE, ONDE A PRESENÇA DO ESTRESSE É FREQUENTE NA MAIORIA DOS MORADORES E TIVE A OPORTUNIDADE DE APROVEITAR O MÁXIMO DA AULA DIFERENCIADA.
FOI UM PASSEIO MARAVILHOSO, RELAXANTE PROVEITOSO E DE VALORIZAÇÃO DESSA CAATINGA QUE GUARDA GRANDES SEGREDOS.

Geilson Amorim. VE09


Passeio da manhã de Sábado

Manhã de 4 de junho, ensolarada com cheiro de mato e muitas coias a serem vistas.
O que era pra ser uma aula diferente, tornou-se um momento de paz e alegria, confesso que não tenho momentos assim em minha família, foi um sábado marcado por boas risadas, fotos, abraços, harmonia, cansaço e comida, muuita comida.
Começamos nossa caminhada não tão animados, ninguém sabia se seria bom ou ruim, mas seguimos, chegamos numa pedra enorme onde tiramos fotos e só pra lembrar ela tinha uma vista linda, depois pegamos uma estrada estreita onde deu no lugar onde os bois e bodes ficam, não me lembro o nome mas achei tudo lindo, diferente, em seguida, fomos a Pocilga onde tinha porquinhos, modéstia parte falar porquinhos porque tinha porcos enormes um maior que o outro. Depois de fotos, animais fofos e muita caminhada, uma merecida pausa para o lanche, sentamos todos no chão ao redor da toalha onde fomos distribuindo nossos lanches e muita alegria, fizemos uma leitura bastante reflexiva, que tornou aquele dia ainda mais especial, leitura que nos fez pensar na vida e como queremos ser alguém no futuro.
Em seguida fomos ver o canal, pegamos uma estrada para voltarmos, bastante cansados mas muito contentes com a manhã que tivemos.

Jamilly Araújo. VE 09

Tour Pelo Campus 

No dia 06 de Junho do corrente ano,
tivemos uma aula diferente com a professora Antonise, na qual podemos conhecer todo o Campus do IF Zona Rural e observar a riqueza que temos o privilégio de possuir e que, portanto, não se dá o devido valor.
A natureza, com sua beleza infinita, tem calmaria a nos oferecer, cenários maravilhosos, como o que foi possível observar com o passeio pela instituição. Temos riquezas a nossa volta, que não sabíamos. A caminhada nos possibilitou observar os animais, os pequenos insetos como a formiga, que parece tão frágil, mas que nos passa uma lição. Ao fazermos uma pausa para o café da manhã e para uma reflexão, observamos o cantar dos pássaros, o barulho das folhas ao serem tocadas pelo vento, coisas tão pequenas e tão simples, que deixa a vida mais bonita, e que a cada dia se perdem mais e mais.
A vida nos proporciona essas coisas maravilhosas, nas quais nem sempre as pessoas conseguem enxergar, talvez por serem tão pequenas, ou ocupadas demais, o estresse do trabalho, correria do dia-a-dia, escola, faculdade, família. Algumas pessoas também, por estarem fechadas em um mundo seu, que não permite mudanças, deixam as coisas simples se perderem. Precisamos dar mais valor a tudo que Deus nos deu e observar a vida com mais simplicidade.

Mirelle de Souza Almeida
Turma: VEO9 

9 comentários:

lua disse...

Uma pena eu não ter ido, pelos textos parece que foi maravilhoso.

Mariane Siqueira

ChernobogV disse...

Bacana

Unknown disse...

Belíssimos textos

Unknown disse...

Belos textos,Parabéns aos alunos.

Unknown disse...

Tudo lindo

Unknown disse...

Muito instrutivo

Unknown disse...

Muito instrutivo

Unknown disse...

todos lindos, muito bem elaborados. os alunos estão de parabéns.

vitória gomes disse...

Perfeito