terça-feira, 23 de abril de 2019

Homenagem ao Dia da Poesia: uma trajetória em diferentes épocas e formas de expressão - IF CAMPUS ZONA RURAL

O Gênero Poesia não apenas marcou uma geração, mas uma conduta, um modo de vida, presente em trechos como os de Bertlot Brechet “ Não desperdicem um só pensamento, com o que não pode mudar”  ou de Cecília Meireles “ Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa; Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. A partir dessas considerações, o Campus Zona Rural do IF SERTÃO PE homenageou a Poesia em suas formas de expressão: letras e canções.

A Professora Celione Silva realizou o Varal Poético com os alunos dos Primeiros Anos das turmas 4207 e 4208 do IF SERTÃO PE – CAMPUS ZONA RURAL os quais fizeram poema sobre diversos temas: o amor, o Sertão, vídeos games, bem como trouxeram a escrita de poemas consagrados: Drummond, Vinícius de Morais, Cecília Meireles e outros para a confecção do Varal Poético em homenagem ao dia da Poesia, 14 de março.

A Professora Antonise assistiu com os alunos dos Segundos Anos do Ensino Médio ( Turmas 4206 e 4105) o documentário sobre a  obra de Chico Buarque e suas músicas: Apesar de Você, Construção, Vai Passar, etc. Considerado como o poeta de alma feminina, Chico Buarque  sabe trazer questões da vida da mulher para seus poemas e letras de canções com a sensibilidade de quem conhece, como homem, a verdadeira mulher.

À tarde, no auditório Andreas Lakatos, houve apresentações e homenagens ao dia da Poesia. O início se deu com a fala do professor de filosofia, Gabriel Kafure, que fez esclarecimentos sobre a trajetória dos poetas gregos, a influência exercida por eles até hoje em nossa arte e literatura e a subjetividade da poesia.

Em seguida, o Professor e Escritor Roberto Remígio homenageou o dia da Poesia com uma palestra sobre “Existe Literatura Regional?”. Em sua fala, destacou o papel da Estética, defendendo que não há arte sem esforço, sem labor. No momento, também mostrou as diferenças entre a poesia verdadeiramente artística e o subproduto da mídia, que é o poema de apelo meramente comercial.

Depois da palestra, os alunos dos terceiros anos ( Turmas 4204 e 4103) fizeram apresentações de Seminários sobre a vida e obra de grandes poetas brasileiros como Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Além disso, autores contemporâneos foram contemplados, entre eles: Pedro Américo, Thiago de Melo, Arnaldo Antunes.

No encerramento, o professor Elias (Sociologia) comentou o quanto ficou impressionado com as explicações sobre o fazer poético, a leitura dos poemas e agradeceu a oportunidade de estar presente e aprender mais sobre Poesia.


A Coordenação do Ensino Médio, Profª. Rafaela também parabenizou o evento que mostra a importância de os alunos assistirem aulas diferentes, em contextos que despertam a atenção e a interação. Nós, professores de Língua Portuguesa, ficamos felizes com o público presente que se mostrou interessado e participativo, interagindo com as análises apresentadas.

Nenhum comentário: