segunda-feira, 15 de julho de 2019

ASPECTOS AVALIADOS NOS TEXTOS DOS ALUNOS - Para estudo e reflexão

A VISÃO DA ESCRITA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO



De acordo com a visão de escrita como processo ( OLIVEIRA, 2010), o objetivo da avaliação de redações de alunos pelo professor é ajudá-los a tomar consciência do que estão fazendo adequadamente e do que precisam melhorar. Como é processual, o professor irá ler e reler os textos de seus estudantes, comentá-los e sugerir alterações. Segundo Oliveira (2010,p.167), o professor deve avaliar os seguintes aspectos nos textos escritos por seus alunos:

     1)     A COERÊNCIA TEMÁTICA ( o texto deve abordar aquilo a que se propõe);
     2)        A CONTINUIDADE TEMÁTICA GLOBAL ( o texto não deve apresentar fugas do tema);
  3)  CONTINUIDADE TEMÁTICA POR PARÁGRAFOS ( cada parágrafo do texto deve desenvolver apenas uma ideia-controle); 
  4)  USO ADEQUADO DOS MECANISMOS DE COESÃO (as conjunções devem estar semanticamente adequadas, assim como as referências estabelecidas pelos pronomes devem estar claras);

        5) USO ADEQUADO DO VOCABULÁRIO ( as palavras escolhidas devem ser apropriadas tanto ao gênero textual escrito quanto ao leitor a que se dirige);

        6) ADEQUAÇÃO DA MECÂNICA LINGUÍSTICA ( de acordo com o gênero textual, o texto deve conter a necessária correção de ortografia, acentuação, pontuação e concordância).
          
            Referência: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber - a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.





Nenhum comentário: