quarta-feira, 25 de setembro de 2019

AUTOESCRITA DOS ALUNOS DE AGROPECUÁRIA - TEXTO 01


 Ao ler o artigo de Kaline Cavalheiro da Silva, publicado na Revista Letras Rasas (2018), pude concordar com essa pesquisadora de que a escrita é uma forma de pensar e criar, realmente. Um dia desses, no pátio do Campus Zona Rural do IF SERTÃO PE, um aluno veio conversar comigo sobre a proposta de produção textual solicitada aos alunos do 2º ano de Agropecuária e me disse que havia passado algumas horas pensando e escrevendo sobre a própria vida.  Que as palavras chegavam facilmente ao pensar na infância, na família. Finalizou contando que havia gostado de escrever aqueles primeiros rascunhos de histórias que até estavam esquecidas na vida dele. 

Fiquei emocionada e satisfeita com esse depoimento e ver que o esforço de incentivar os meus alunos para o processo de leitura e escrita é fundamental para a vida deles. Agora é esperar os comentários dos SEGUIDORES DESTE SITE.  

A seguir, o texto de Luma Vitória, como um exemplo de escrita de si ( selfwritten) numa mistura de autobiografia e reflexões sobre a AMIZADE.  Haverá muitos outros textos para lermos.  Profª Antonise Aquino

TEXTO 01

Chamo-me Luma Vitória Souza dos Santos, tenho 16 anos, sou brasileira do estado da Bahia - Juazeiro, mais especificamente. Passei 15 anos da minha vida morando no interior, prestes a fazer 16 anos, saí de casa para estudar no IF Sertão onde estudo e moro atualmente com mais 3 meninas.
 Estudar no IF  é a realização de um sonho, pois desde quando descobri o Instituto Federal, eu queria estrar aqui. Além de eu sempre gostar da área que estudo. Por morar no interior, sempre tive contato com a agricultura e sempre fui apaixonada.
  Além de oferecer o curso do qual eu gosto, o IF também foi e continua sendo muito importante para mim, pois está me proporcionando experiências incríveis que jamais pensei que viveria. O IF dá diversas oportunidades, só é preciso saber aproveitar cada uma delas e é o que estou tentando fazer.
  Apesar de ser apaixonada pelo curso que faço, não pretendo fazer uma faculdade na mesma área. O que eu quero mesmo cursar é biologia. Outra área que sou apaixonada!
  No meu tempo livre, embora o IF quase não me permite ter, eu gosto de ler um bom livro e, às vezes, assistir alguma coisa. Gosto também de passar um tempo em redes sociais como o instagram e whatsapp. Nos finais de semana, eu vou para o interior e lá eu gosto de passar um tempo com minha família e amigos já que passo toda a semana longe deles. Não pratico esportes, não gosto, mas também não gosto de ficar parad, então, às vezes saio pra caminhar.
  Enfim, falando agora sobre minhas relações interpessoais... Estou solteira e pra falar bem a verdade não tenho muita afinidade para falar sobre relacionamentos amorosos, até porque nunca tive um, mas sei que não é algo que quero pra mim, agora.
  Minha família é composta por: minha mãe, meu pai, minha sobrinha, um irmão e duas irmãs, mas na minha casa só moram: minha mãe, minha irmã, sobrinha, irmão e eu aos finais de semana.
  Meu círculo de amizades hoje é bem pequeno e conta com 10 pessoas e eu os amo. Eu me considero uma pessoa seletiva pra amizades, pois não quero no meu circulo de amigos, pessoas que pensam e agem de forma contrária ao que defendo. Não quero amizades tóxicas que ao invés de evoluir comigo, tenta me diminuir, sente inveja das minhas conquistas, quando deveria sentir orgulho e felicidade por mim, que não me apoia nas minhas decisões e caminhos que quero seguir. Esse tipo de pessoa nem sou nem quero por perto.
“ seja o bem que você deseja para o mundo”.
  Em minha opinião, amizade é algo sagrado que deve ser bem guardado. Amigos não devem ser pessoa em quem vamos nos “escorar”, mas alguém que sabemos que estará lá quando precisarmos. Não é alguém que fale sempre o que você quer ouvir quando você quer ouvir, mas alguém que te diga o que você precisa ouvir, mesmo que isso coloque em risco a sua amizade, é pra o seu bem. Amigo não é aquele que está sempre lhe apoiando nos seus erros, mas aquele que lhe aconselha e lhe mostre onde errou. Mas amigo também é aquele que escuta quando está errado, não se vira contra você ou te trata com arrogância. Sabe reconhecer o seu erro e pede desculpas. Amigo perdoa quando necessário.
 Podemos viver bem com poucas amizades, nós devemos ser autossuficientes, confiar e sentir orgulho de se apoiar, sentir felicidade por você ser sua(seu) melhor amiga(o).
“ seja para o você o que ninguém jamais será, se ame como ninguém jamais amará, pois no final é sempre você por você mesmo”.

Luma Vitória - autora

6 comentários:

Kauã guedes disse...

Temos aprendido cd vez mais com essa professora

Rafaell Andrad disse...

Bela biografia

Ana Luiza disse...

A sincera Luma! Lindaa, está sendo muito bom conhecer meus colegas de classe, ao ler dar para imaginar, até ouvir as vozes deles narrando.

Eduardo Passos disse...

Incrível! Luma, uma pessoa esplêndida e muito admirável, sua biografia nos faz pensar muito no que somos e no que seremos futuramente.

Italo Daniel 4216 disse...

Você simplesmente arrasou! foi muito sabia ao falar sobre amizade em seu texto.

Unknown disse...

Biografia top!