terça-feira, 24 de setembro de 2019

Relato de Experiência " Trilha Ecológica do IF SERTÃO PE"



Sugeri aos alunos que participaram da atividade da Trilha Ecológica do IF SERTÃO PE que elaborassem um texto de opinião. Curto, com as impressões da atividade lúdica realizada pela equipe da Profª Elisângela. Jackeline aceitou a proposta e nos apresenta esse pequeno texto e imagens dos momentos inesquecíveis desse projeto dos colegas do Campus Petrolina Zona Rural.  TRILHA ECOLÓGICA - Jackeline Oliveira - 2º ano de Agropecuária.


No dia 27/08/2019, às  9h00, os alunos e convidados do IF SERTÃO PE foram convidados para visitar a trilha ecológica no Campus Petrolina Zona Rural. No local, já se encontravam professores que tinham organizado a atividade da trilha. 

 Na entrada, havia placas informando os nomes das plantas e outras informações.  Tinha uma coisa interessante: os pontinhos ( referências em braile) para as pessoas com deficiência conseguirem ler o que estava escrito nas placas.  Isso foi uma iniciativa maravilhosa. 

 Logo no início, vimos um jardim de cactáceas e bromélias. Andamos mais um pouco e encontramos mais variedades da caatinga neste clima seco, normal aqui. Deparamos com o mandacaru que é uma planta que consegue absorver muita água e resistir às secas do Nordeste.

Em algumas imagens tiradas do lugar, podemos ver que o mandacaru quebrou no meio e quando caiu no chão e rapidamente já floresceu outro, por sua alta capacidade de armazenar água. Conhecemos também a coroa de frade que também é muito usada nas casas de roça como enfeite.  

Mais adiante, visualizamos a área degradada onde foi feita uma ponte de madeira , pois tinha um enorme buraco se formando. NA parte que tem vegetação, quando a água vem, passa a ser absorvida nas plantações e fica uma terra solta, pois nas áreas que não têm vegetação o solo seco absorve toda à água e a terra por não ter água o suficiente se racha.

Havia também umburana que resiste a climas quentes e serve para fazer chá. Passamos também pelo umbuzeiro que é uma planta nativa.

E assim finalizamos a trilha que foi uma experiência muito interessante para todos os participantes.






4 comentários:

Gabriel Souza 4216 disse...

Muito bom ver a unica trilha ecológica com acessibilidade no vale do São fFrancisc ser em nosso Campus Petrolina zona rural

Rafaell Andrad disse...

Essa trilha é muito top 😍

Marcos Marinho disse...

Parabéns Jakeline pela iniciativa, ficou muito bom o texto abordado sobre a trilha ecológica.

Unknown disse...

trilha bastante linda