quarta-feira, 22 de abril de 2020

A SAÍDA DE CASA - Ana Paula Delmondes

Em tempos de isolamento, longe do Campus, das aulas, a escrita do texto de Ana Paula Delmondes, aluna do Terceiro em Agropecuária do IF SERTÃO PE nos traz uma profunda reflexão sobre o modo de viver e o quanto está em casa, com a família são momentos de aprendizagem e amor. 
Depois que tudo isso passar, o retorno às aulas, ao Campus e à casa dos parentes será realizado com mais maturidade e força para estudar e vencer as dificuldades. 

PARABÉNS, Ana Paula Delmondes.

Caros seguidores, agradeço-lhes a contribuição de vocês ao enviarem suas produções para o e-mail tempodapalavra@hotmail.com



A saída de Casa

    A saída da casa dos pais em busca de sonhos é algo que mexe muito com o psicológico dos adolescentes, vindos de uma realidade humilde, em que os pais trabalham na roça para poder sustentar os filhos e, às vezes,  o que eles ganham não é o suficiente para arcar com as despesas da família.
    O jovem sai de casa com o pensamento de estudar, se formar e conseguir um emprego para que possa ajudar a família nas despesas e dar uma condição melhor para os mesmos, independente do que aconteça. Mesmo com uma angústia dentro do peito, só arruma suas coisas e segue o destino, sem saber nem o que o espera pela frente.
    Chegando à cidade, o estudante vai morar com parentes ou de favor na casa de alguém e a adaptação se torna muito difícil. As regras da casa são diferentes, muitas vezes não têm tanta proximidade com as pessoas e a falta de diálogo vai pesando muito na mente de um jovem, que ainda está em formação.
    Neste novo lugar, os costumes são muito diferentes e porque a liberdade que se tinha na roça, de sair pelas estradas, sem ter preocupação; na cidade, já não pode ter! O novo ambiente é tudo mais perigoso e onde ele foi morar muitas vezes tem que passar por humilhações, e ouvir certas coisas, sem poder falar nada.
    Mas é preciso continuar, pois ele tem um sonho para ser realizado, e prometeu para si mesmo que não iria desistir e nem decepcionar as pessoas que ficaram na casa da roça, acreditando no filho e trabalhando duro para poder sustentá-lo na cidade, com tantos gastos.
    Tão novo e tem ainda que ser forte! Na madrugada, vem o cansaço e a saudade de casa da roça, dá uma vontade de largar tudo e voltar para os braços dos pais. Quando criança, os pais falavam para seus filhos que o mundo ensina e é cruel (aplica às lições para as pessoas de uma forma diferente). Isso é verdade, porque ninguém vai ter dó ou misericórdia. Você vai aprender com seus erros e com seus sofrimentos e, muitas vezes, ninguém vai se importar com o que você está passando.
   “Eu também não tinha noção de como seria a vida lá fora, apenas arrumei minhas malas, dei a “bença” aos meus pais, e com os olhos lacrimejando segui minha caminhada”. Pensei que me adaptar na cidade seria fácil, que as pessoas eram mais comunicativas.
    O caminho daqueles que querem realizar seus sonhos não é nada fácil, mas coloque em mente que o que é fácil não vale a pena. Coloque em mente que todo sonho pode ser realizado, se você acredita nele. Seja uma pessoa perseverante.
Lute, conquiste! E depois volte naquela mesma varanda de sua casa,  lá na roça, dê a "bença" aos seus pais e diga que valeu a pena cada voto de confiança que eles lhe deram, dê aquele abraço apertado para compensar a saudade de todos os dias e fale no ouvido deles que você conseguiu e venceu.
Você terá a melhor sensação do mundo ao ver aqueles olhinhos brilhando de orgulho.

Autor (a):Anna Delmondes



19 comentários:

Luma 4216 disse...

Texto maravilhoso!
Me emociono toda vez que leio, pois me identifico muito, afinal também passei(passo) por isso e sei bem como é.
Parabéns pela força, Anna!

Unknown disse...

👏👏👏👏Arrasou meu bem! Parabéns pelo seu desempenho! Apenas palavras sinceras foram ditas por uma menina incrível! Muito bem! ❤👐😍👏

Unknown disse...

Esse texto me faz refletir bastante, uma realidade que acontece cotidianamente.....Obrigado por escrever essas palavras e frases que formam esse lindo texto. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Unknown disse...

Texto maravilhoso👏👏 essa tem meu respeito

Unknown disse...

Ana vc está de parabéns ♥️♥️

Unknown disse...

Quase chorei

Unknown disse...

Arrasou ana ❤

Unknown disse...

que orgulho. Parabéns meu amor,muito lindo viu

Betinho disse...

Parabéns ❤️

Ana Paula disse...

😍

Érica disse...

Sempre admirei muito vc pela sua força, determinação,enfim, continue sempre lutando pelos seus objetivos, te amo mana��❤ vc arrasou

Rosângela Carvalho disse...

Parabéns pelo texto e por compartilhar de forma tão sensível a realidade de muitos alunos do Campus Petrolina Zona Rural. Tenho muito orgulho de vocês!

Ana Paula disse...

Muito obrigada!😍😍

Ana Paula disse...

Muito obrigada!👏❤

Ana Paula disse...

Muito obrigada!😍😍😍😍😢

Ana Paula disse...

Obrigada!❤

Ana Paula disse...

Obrigada!❤👐

Ana Paula disse...

👏👏👏😍

Unknown disse...

Parabéns que texto maravilhoso eu me indetifico bastante. #samosfortes