Produções Textuais nos Cursos Técnicos IF Campus Zona Rural

Produção Textual sobre o Filme de Luiz Gonzaga  - DE PAI PARA FILHO

O filme mostra uma forte contradição entre pai e filho. O então pai Luiz Gonzaga luta para conquistar e assim obter o perdão do filho Gonzaguinha. Diante de uma vida difícil no sertão, a mãe de Luiz não queria que ele fosse tocador já que seu pai Januário além de tocador também consertava instrumentos nas horas vagas. Quando jovem Luiz Gonzaga passa quase dez anos em um quartel, onde a saudade da sua família, do sertão e da filha de um poderoso coronel que era sua antiga paixão, foram os motivos que o fez sair do quartel e voltar para o sertão onde surgiu a oportunidade de começar a cantar acompanhado de um tocador de rua do rio de janeiro em meio a muitas decepções decidiu aprimorar o seu talento e começou a escrever música baseadas nas dificuldades do sertão. Daí então começou a ter o reconhecimento popular depois de participar do programa de Ari barroso. Ele se apaixona por uma linda jovem  cantora de boate, e o furto dessa paixão é gerado, Gonzaguinha, filho do casal.
 Os anos se passaram e ela teve uma grave doença e tempos depois morre e seu filho fica órfão morando com o amigo dele, pois Luiz era muito ocupado devido a sua imensa agenda de shows. Depois Gonzaga casa-se com Helena que é o resultado desse amor. Surge Rosinha, filha do casal. Enquanto isso Gonzaguinha por não aprovar o casamento do pai começa a usar e vender drogas até ser preso, logo depois ele sai e seu pai o interna em um colégio que ano depois o mesmo vai buscá-lo e aposta na sua recuperação. Gonzaguinha forma-se em economia e não exerce a profissão prefere investir na música e se torna um dos maiores cantores brasileiros daquela época e em seguida morre em acidente de carro.

Importância do filme para o centenário

Esse filme foi elaborado a fim de mostrar ao sertanejo em geral a importância desse ícone nos dias de hoje, pois Luiz Gonzaga e suas belas canções irão ficar para sempre no cotidiano do povo do sertão, também passa a ser importante pelo fato de mostrar ao povo brasileiro que um lendário como Luiz Gonzaga não morre e sim fica gravado na memória  do sertanejo.
O filme revela a dura realidade que os pais dos dias atuais encontram para educar seus filhos e conquistar assim o seu respeito e educá-los de forma correta e participativa.

Direção: Breno Silveira.

Atores:  Ana Roberta Gualda, Claudio Jaborandy, Cyria Coentro, Giancarlo de Tomazzio, Julio Andrade, Land Vieira, Luciano Quirino, Narda Costa, Nivaldo Expedito de Carvalho, Silvia Buarque e Zezé Motta.

Músicas do filme

As principais músicas de Luiz Gonzaga foram: asa branca, baião, que nem jiló, Paraíba, no meu pé de serra, vem morena entre outras interpretadas por chambinho do acordeom na sua vida adulta. As músicas de Gonzaguinha: o que é o que é, com a perna no mundo, vida de viajante e sangrando cantadas pelo ator Julio Andrade.


Alunos: Ítalo e Jailton
Turma: 2227


Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom, parabéns aos envolvidos